sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

O que é intolerância à lactose ?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Essa é uma dúvida muito presente na atualidade, já que cada vez mais pessoas estão descobrindo os malefícios da Lactose no organismo. Por isso, é de extrema importância abordarmos o assunto e oferecer informações preciosas à população. Em tópicos, abordarei as principais dúvidas sobre o tema.

Para começar, vamos entender o que é a Lactose. O principal carboidrato presente no leite é o açúcar lactose. Fisiologicamente, esse açúcar contribui para o aumento da absorção intestinal de cálcio, magnésio e fósforo presentes no leite, assim como atua na utilização de vitamina D pelo organismo. Esses nutrientes são importantes para o metabolismo ósseo.

A intolerância à lactose é um tipo de sensibilidade alimentar. Pessoas que sofrem de intolerância à lactose não possuem a quantidade da enzima lactase suficiente para decompor a lactose e, assim permitir sua plena utilização pelo organismo. Esta condição causa distúrbios intestinais a quem consome uma quantidade de lactose maior do que aquela que o seu corpo pode digerir e absorver. A sensibilidade à lactose apresenta alguns graus que podem variar desde uma má digestão da lactose (digestão incompleta da lactose devido à baixa atividade da enzima lactase, fenômeno que pode ser inclusive assintomático) até a intolerância, quando ocorrem alguns distúrbios gastrointestinais após o consumo de uma quantidade de lactose maior do que aquela que o corpo pode digerir e absorver.

1.       A intolerância à lactose é mesma coisa que alergia ao leite?

Não, a intolerância à lactose não é mesma coisa que alergia ao leite. As alergias estão relacionadas com as proteínas do leite de vaca e não com o sistema digestivo, como ocorre com a intolerância à lactose. Mesmo com essas diferenças, muitas pessoas ainda confundem as duas condições. Os sintomas da intolerância alimentar são muito semelhantes a outros distúrbios digestivos, fato que contribui muitas vezes para um diagnóstico equivocado sobre a verdadeira presença de intolerância à lactose.

A presença e a intensidade dos sintomas dependem de muitos fatores, incluindo a quantidade de lactose consumida, tempo do trânsito intestinal, idade e origem genética do indivíduo. Se você tem algum desses sintomas todas as vezes que consome algum tipo de lácteo, você pode ter intolerância à lactose. Pela ordem de prevalência: Dor abdominal (100%), Distensão intestinal (100%), Ruídos estomacais (100%), Flatulência (100%), Náusea (78%), Vômitos (78%), Diarreia (70%) e Constipação (30%). Mas para ter certeza do diagnóstico, procure um médico.

2.       Durante a infância, você sempre costumava beber leite. Por que você tem agora sensibilidade a produtos lácteos?

Essa é outra dúvida muito frequente em meu consultório. Funciona assim: O corpo humano produz a enzima lactase para ajudar na digestão do leite. Porém, na idade adulta, o corpo pode passar a produzir menos lactase quando comparado à infância, o que pode aumentar a probabilidade de um indivíduo apresentar intolerância à lactose. No entanto, é difícil diagnosticar a intolerância à lactose se baseando unicamente em distúrbios digestivos. O ideal, é sempre consultar um médico.

3.       Fui diagnosticado com intolerância à Lactose e agora?

Normalmente os sintomas são bem controlados com a eliminação do leite da dieta. O leite de vaca pode ser substituído por leite de arroz, leite de amêndoas, leite de castanhas e ainda por Whey Protein Hidrolisado ou isolado. Sempre procure a ajuda de um profissional da nutrologia e nutrição.

Paulo Salustiano médico em Mato Grosso

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...