quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

O legado da copa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Passamos os últimos anos escutando que o mais importante resultado da Copa do Mundo FIFA 2014 seria o legado que o evento deixaria para a sociedade. Acabou a Copa, tivemos quatro jogos na Arena Pantanal e fomos surpreendidos com a organização pois temíamos pela nossa inexperiência com grandes eventos, mas superamos com louvor. A ponto de sermos citados na coluna "Panorama Esportivo", do jornal O Globo, que éramos o "ex-patinho feio" da Copa do Mundo, pois ninguém acreditava na nossa capacidade de realização de tamanho projeto.

Com a Copa do Mundo a capital ganhou mais infraestrutura, incluindo aqui um belíssimo estádio, a Arena Pantanal. Agora é importante que o governo entenda que Mato Grosso precisa investir em esporte, concluir as obras em andamento, pois desta forma poderemos dizer que Cuiabá recebeu a campeonato mundial de futebol com êxito e graças a isso foi reurbanizada.

Sabemos que muitos turistas visitaram o Pantanal, gostaram do que viram, se divertiram e elogiaram bares, restaurantes, hotéis e comércio. Mas o legado é aquilo que fica de bom para o povo que aqui vive e para futuras gerações.

Mas fica uma pergunta no ar, e o tal legado?

A festa acabou, agora é preciso pensar nas lições aprendidas. Manter e aprimorar o que deu certo, como por exemplo, o atendimento que os turistas receberam, o trabalho eficiente da segurança, enfim… a simpatia e a hospitalidade do povo brasileiro contribuíram sobremaneira para o sucesso do evento…

Invejo hoje Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia cidade escolhida pela delegação da seleção da Alemanha para instalar seu Centro de Treinamento, a principio se achou que só queriam privacidade, mas durante o mês da Copa os jogadores mantiveram contato com a comunidade com uma simplicidade de fazer inveja, até a famosa dança com os índios pataxós que os jogadores fizeram questão de dançar em volta da taça que conquistaram na final contra os argentinos com isso ali em Santa Cruz Cabrália ficou um dos maiores legados que a copa do mundo deixou, que foi a humildade a simplicidade com que os alemães trataram aquela pequena cidade.

Parabéns à seleção da Alemanha e toda sua torcida , exemplo de alegria e civilidade, que notadamente mostrou ser um povo que pensa e age estrategicamente, na preparação, no relacionamento, em campo, pois todas as vitórias demonstraram muita maturidade e o resultado final não deixa dúvidas.

Enfim, a Copa nos deixa um aprendizado valioso, resta saber se nós saberemos aproveitá-lo ou continuaremos a ser classificados como "povo sem memória"…

Enéias Viegas da Silva – secretário Executivo de Gestão de Pessoas

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...