quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

O Fundador dos Jesuítas e a Inquisição

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dia 31 de julho comemora-se Santo Inácio de Loyola, (1491-1556), fundador da Companhia de Jesus, conhecida como a Ordem dos Jesuítas. Educado nas cortes dos príncipes da época, como cavaleiro participou da luta dos bascos contra os franceses, sendo ferido e tendo fraturado a perna na batalha de Pamplona. Recolhido ao castelo de Loyola para recuperação, na falta de romances, uma vida de Cristo e outra dos Santos, foram as leituras que deram novo rumo a sua vida: esvaiu-se o sonho de brilhar nas cortes de Espanha e nasceu o desejo de se colocar a serviço de Jesus Cristo.

A experiência de Deus que realizou, deu origem ao livro dos Exercícios Espirituais, anotações metodológicas que retratam o itinerário dessa experiência, feita como cristão, então já com mais de trinta anos. Aplicados a  outras pessoas, os frutos eram positivos. Mas, não sendo sacerdote, a Inquisição não lhe deu tréguas: os aprisionamentos se sucediam, bem como exigia as declarações oficiais de que não havia nesse livro desvios doutrinais.

Depois de uma peregrinação à Terra Santa, teve a percepção de que a Inquisição só o deixaria em paz se se tornasse padre para atuar como missionário de Jesus Cristo. Perseguido nas universidades de Alcalá e Salamanca, dirigiu-se a Paris, para frequentar os cursos exigidos, conquistar a adesão de companheiros para a missão, assumir com eles em 1534 uma proposta de Ordem Religiosa, ordenar-se padre aos 46 anos e, em Roma, conseguir a aprovação do Papa Paulo III para a Companhia de Jesus, isso em 1540. Nove anos depois chegavam os primeiros seis jesuítas à América, em Salvador da Bahia, liderados por Manoel da Nóbrega. Inácio veio a falecer em 1556, tendo completado 65 anos.

Tudo para a maior glória de Deus (OMNIA AD MAIOREM DEI GLORIAM) foi o lema que o animava e que legou aos jesuítas. Na matriz da paróquia Santo Antônio, Sinop, a Missa de Santo Inácio será na véspera, dia 30/07 – 4ª feira – , às 19h30min.

Padre Guido Kuhn, Jesuíta, Paróquia Santo Antonio Sinop, ex-diretor do Colégio Anchieta em Porto Alegre, ex-provincial da Congregação Jesuíta Região Sul
[email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...

Riscos na transição de mandatos

Na maioria dos municípios brasileiros, as eleições de 2024...