sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Maldita burocracia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na semana passada precisei de um documento chamado certificação digital pra poder contratar um funcionário rural. Uma maldita invenção burocrática criada pra burocratizar e pra arrecadar taxas pro governo. Levei os documentos pedidos. Lá, descobriu-se que a data do meu nascimento estava registrada errada na Receita Federal. Parou tudo. Teria que ir lá pra regularizar. Filas longas e lá não podia. Me mandaram pro Ganha Tempo. Não era lá. Era nos Correios. Não era nos Correios. Era na Caixa Econômica. Uma simpática senhora, depois de longa espera numa fila sem fim, me deu uma folha e um boleto com taxa. Paguei, juntei documentos pessoais exigidos e fui de novo à Receita Federal. Fila pra senha, fila pro atendimento. Uma simpática senhora em 15 minutos resolveu o meu probleminha.

Agora volto à Câmara de Dirigentes Lojistas pra fazer a certificação que vale um ano e depois terei que renovar. Motivo alegado pela burocracia: facilitar a vida do contador. Mentira. É pra controlar o cidadão. Volto ao contador depois de ter pago muitas taxas e vem outra bateria de burocracias pra contratar o funcionário. Pelo menos 10 documentos que se desdobram em dezenas de outros. Tudo pra arrecadar taxas, além dos impostos legais que são pagos nas compras de bens e de serviços. Uma vez contratado o funcionário sua matrícula implica no pagamento de pelo menos 10 impostos embutidos no salário e fora dele.

Bom, perguntaria o leitor: o governo presta bons serviços aos cidadãos, apesar de todos esses aborrecimentos, da burocracia e dos impostos superpostos cobrados uns sobre os outros. A resposta é óbvia. O governo presta serviços da pior qualidade e exerce uma autoridade desumana sobre os cidadãos. Cria e muda regras diariamente para justificar os custos altos da burocracia, e não dá trégua. Uma vírgula torta, a falta de um carimbo mata todo um projeto por conta da burocracia que o "Estado Atrapalhador" usa pra manter sua idiota autoridade e o controle sobre o marasmo nacional, herdado da velha política portuguesa.

Mas se o leitor pensa que resolvi todos os meus problemas, engana-se. A certificação digital e o registro do funcionário, são apenas parte da via sacra…! O Estado torturador é sádico…!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

 

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...