quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Estudante brasileiro na cúpula climática da ONU.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

João Pedro Corrêa Eboli, aluno de colégio jesuíta de Porto Alegre, foi o único brasileiro selecionado para participar do evento em Nova York, conforme informação do Portal Jesuítas do Brasil. Aluno da 8ª série do Colégio Anchieta, João Pedro foi o brasileiro selecionado para participar da Cúpula do Clima da ONU, dia 23 de setembro, 3ª feira, em Nova York, nos Estados Unidos.
O estudante de 13 anos participou do concurso promovido pela "Climate Reality Project", ONG fundada por Al Gore, ex-vice presidente dos Estados Unidos, concurso que mobilizou jovens do mundo inteiro. O projeto pedia que os candidatos gravassem em pequeno vídeo, questionando os governos sobre como agir diante dos efeitos das mudanças climáticas. Intitulada "Por quê? Por que não?", a campanha foi lançada no mês de agosto.

O adolescente embarcou no dia 21, domingo, para Nova York. Representará o Brasil e a América Latina, junto com participantes da África, Austrália, Índia, Filipinas, Reino Unido e EUA, no evento que terá a presença de 120 chefes de Estado, incluindo Barack Obama e Dilma Rousseff.

No pronunciamento João Pedro defende o desenvolvimento de um plano de silvicultura para estimular a plantação de árvores. No vídeo, fala sobre os efeitos do aquecimento global e as consequências da mudança climática: seca histórica em São Paulo, o esvaziamento dos reservatórios, a frequente falta de água e a estiagem com prejuízos econômicos.

O interesse em sustentabilidade, conta o jovem, é estimulado dentro do Colégio Anchieta. É nas aulas da disciplina de ensino religioso que o assunto surge com mais intensidade. "Meu professor, Marcio Longhi, me apresentou a obra do Al Gore e o trabalho dele na ONG. Eu fui me interessando e pesquisando cada vez mais. Ele me incentivou muito para esse assunto. É quase uma aula de Ciências Sociais", relata João Pedro, conforme notícia publicada no site Jesuítas.

Admirando o que uma escola tem potencial para fazer, pode-se dizer, é hora de abandonar o chão da mediocridade e investir na excelência humana, acadêmica e cristã da juventude, para que soluções criativas e inovadoras possam despontar, para o bem da sociedade.

Padre Guido A. J. Kuhn  – Jesuíta – paróquia Santo Antonio Sinop, ex-diretor do Colégio Anchieta em Porto Alegre (RS)

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...