terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá, uma cidade encantadora

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A cidade perfeita não existe. A cidade ideal encontra soluções criativas para manter e ampliar a qualidade de vida das pessoas. Certa vez havia dito que a cidade do futuro tem raízes nas nossas lembranças do passado e nas grandes transformações do presente que, juntos, realizamos. Por conta disso Cuiabá será sempre um lugar tão especial para nós e nossas famílias.

A Cuiabá moderna precisa da superação de todos nós e do desprendimento, espírito público e generosidade das pessoas. Talvez essa formatação de um cenário próspero que logo se aproxima seja capaz de uma construção coletiva de um novo projeto para viver melhor em uma bela cidade e acolhedora de verdade.

Aos 296 anos, Cuiabá mudou de escala. Aquela cidade pacata das décadas de 60, 70 e 80 deu lugar a um grande centro urbano, que se conecta ao agronegócio e ao turismo de negócios. Junto com o crescimento da população veio o aumento da demanda por serviços públicos. Nosso desafio é acompanhar esta expansão e planejar o futuro.

Esse desafio se torna ainda maior quando o país enfrenta, simultaneamente, crises política e econômica. Para se ter uma ideia, Mato Grosso foi responsável por R$ 14 bilhões de superávit na balança comercial do Brasil, graças ao agronegócio, ao setor produtivo em detrimento do país que empatou, ficou no zero a zero.

Diante disso, merecemos, no mínimo, tratamento diferenciado, já que fomos responsáveis em evitar que o Brasil tivesse déficit em sua balança comercial, que compara exportações e importações. Sem sombra de dúvida, a capital mato-grossense não está de fora dessa equação. Portanto, defendo que deva existir um tratamento diferenciado para nós.

No momento em que planejamos o futuro, a pergunta que temos de fazer é: em qual cidade queremos viver daqui a 10, 20 ou 50 anos? Trabalhamos para construir uma Cuiabá mais humana. Prova disso é o meu projeto de lei que pretende criar o Comitê "Cuiabá 300 anos", em comemoração aos 300 anos de fundação da capital de Mato Grosso.

O Comitê não visa somente comemorações e sim, buscar nesse período, fomentar ações de desenvolvimento, preparando a cidade para que chega aos seus 300 anos como uma capital de vanguarda, a frente de seu tempo, como merece a população cuiabana. O nosso objetivo é elaborar um calendário de ações e eventos festivos relacionados ao tricentenário da cidade, a ser comemorado em 8 de abril de 2019.

São reflexões como esta que estão nos fazendo trabalhar incansavelmente com os olhos voltados para as pessoas. Aos 296 anos, Cuiabá amadureceu para absorver estas mudanças e incorporar novos conceitos. A Cuiabá mais humana depende da atitude de cada um de nós. Parabéns Cuiabá pelos seus 296 anos!

Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo Partido da República

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...