quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Copa: Vitória do povo cuiabano II

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dando continuidade à minha singela reflexão sobre a Copa do Mundo, sobretudo no estado de Mato Grosso. Como torcedor e como cidadão, compartilho a frustração que tivemos. Algo incapaz de entender, como disse o goleiro Júlio César: explicar o inexplicável. Uma derrota difícil de entender, que, jamais tiraria o brilho do povo cuiabano. Cuiabá calou a boca daqueles que não acreditavam em seu potencial.

 Talvez seja resquício do ‘complexo da inferioridade’. Já dizia o dramaturgo Nelson Rodrigues, fazendo menção ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pelo Uruguai na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã.

O Brasil só teria se recuperado do choque em 1958, quando ganhou a Copa do Mundo pela primeira vez. Desde então o brasileiro se coloca, em detrimento, em face do resto do mundo. Enfim, esse desdém é histórico e cultural.

De fato, o calor humano conquistou o mundo por conta do espírito hospitaleiro da nossa gente. Prova disso é a campanha publicitária de uma cervejaria, que trouxe em discussão, por ironia do destino, a Rússia, que foi sorteada para jogar contra Coréia na primeira fase da Copa do Mundo em Cuiabá. A peça sob o título ‘Sinta-se em casa, amigo’, faz parte da campanha “Bem-vindos à nossa redondeza”.

Comovida com o calor que os russos passariam, a companhia resolveu homenagea-los com uma boa dose de ‘cuiabanidade’. O legado é tão positivo que a Arena Pantanal tornou-se um importante ponto de diversão para comunidade cuiabana. Além disso, irá abrigar parte do acervo do futebol mato-grossense, tornando-se museu do futebol.

Após o seu primeiro jogo contra o Vasco, o Luverdense doou uma camisa autografada por todo o elenco, a bola do jogo e os cartões vermelho e amarelo para o museu. O local deve ser inaugurado em breve e ficará localizado na área externa do estádio.

 Tenho dito abertamente que a cidade é, de fato, uma antes e outra depois da Copa. Tudo isso mostra a paixão do povo cuiabano pelo futebol e pela Copa do Mundo. A população cuiabana tomou para si essa Copa do Mundo.

Demos o exemplo com aquilo que mais gostamos, o futebol. Estamos todos realizados e tenho a certeza de que outras vitórias virão pela frente. Mostramos ao mundo tamanha grandeza e coragem.

Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo Partido da República

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...