sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Apostolado da Oração e MEJ: mudanças acontecendo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dias 09 até 11/09/2016 realizou-se em Itaici, SP, o Congresso Nacional do Apostolado da Oração com o tema “Misericórdia: de coração a coração”. Eram 330 inscritos de diversos lugares do Brasil e 20 compunham a equipe de apoio. A palestra de abertura foi na 6ªf. às 14 horas, por Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB, abordando o tema”Jesus Cristo: o rosto da misericórdia do Pai” e presidiu a Santa Missa no final da tarde. No dia seguinte houve também outras palestras: Pe. Joãozinho, SCJ – Mater Misericordiae: a discípula do coração de Jesus; Pe. Frédéric Fornos, SJ – O caminho do coração: itinerário espiritual do AO; Eduardo Machado – Ser testemunha de Cristo num mundo sem coração; Ir. Vânia de Oliveira, ASCJ – Coração de Jesus: nossa esperança e consolação. A Santa Missa foi presidida por Dom Antônio Wagner da Silva, bispo de Guarapuava. A 6ª palestra foi no domingo: Pe. Eliomar Ribeiro, SJ – Jesus Cristo, a misericórdia em ação. A Santa Missa de encerramento foi às 11 horas, presidida pelo arcebispo de Campinas, Dom Airton José dos Santos. Na 6ª feira à noite houve uma Vigília Eucarística e no sábado à noite reunião dos Padres Diretores Diocesanos num grupo e no outro grupo dos assessores jovens participantes do Encontro Nacional do MEJ (Movimento Eucarístico Jovem – antiga Cruzada Eucarística), ocorrido em Belo Horizonte. Um filme sobre Irmã Dulce encerrou a programação da noite de sábado. O livro das Edições Loyola “Misericórdia de coração a coração”, organizado pelo Diretor Nacional do AO, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, tem as seis palestras, foi entregue aos participantes. Com relação ao Diretor Internacional do AO e MEJ, Pe. Frédéric Fornos, SJ, há uma novidade: foi nomeado pelo Papa Francisco em 2014, com a missão de acompanhar o processo de recriação do Apostolado da Oração como Rede Mundial de Oração do Papa e é responsável pelo projeto “Vídeo do Papa” e da plataforma de oração do Papa chamada “Click to Pray”.

O Apostolado da Oração nasceu num Seminário jesuíta na França, em 03/12/1844, memória de São Francisco Xavier, com a finalidade de ajudar a Missão da Igreja pela Oração. Daí os três meios: oferecimento diário, intenção mensal do Papa e revisão do dia. Alguns dados estatísticos: o AO está presente em 98 países com 35 milhões de associados, dos quais três milhões e meio no Brasil, país em que está melhor organizado. Em 2017 deverá ser publicado um novo Estatuto e haverá só uma intenção mensal do Papa.

Desde 2010 o AO e MEJ vivem em clima de recriação, buscando transformar as práticas devocionais em espiritualidade com enfoque na missão da Igreja. No Brasil, a revista “Mensageiro do Coração de Jesus” completou 120 anos de existência, em 2016.

Os Santos promotores do amor ao Sagrado Coração de Jesus: Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690) e São Cláudio de La Colombiére (1641-1683) são anteriores à fundação do Apostolado da Oração.

As paróquias Santo Antônio e São Francisco de Assis enviaram associados ao Congresso de Itaici. Um Encontro de Diretores Diocesanos está previsto para 26-28/09/2017 em local a ser definido. Pe. Eliomar, na Apresentação do livro do Congresso, declara: “É olhando para a vida e a ação de Jesus, que aprendemos a ter compaixão e misericórdia com a humanidade”.

Padre Guido Aloys J. Kuhn, SJ – Paróquia Santo Antônio, Sinop
 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...