terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

AMM, 32 anos de lutas e vitórias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Associação Mato-grossense dos Municípios está completando 32 anos de fundação neste dia 4 de maio. Nessas três décadas a entidade construiu uma rica história de lutas e vitórias municipalistas, que certamente inseriram os municípios no cenário político e econômico estadual e contribuíram para projetar as bandeiras municipalistas na esfera nacional, um período que deixa um importante legado para os municípios e a população do nosso estado.   Parabenizamos a AMM e, sobretudo, os ex-presidentes, pois cada um, a sua maneira, ajudou a consolidar a representatividade da instituição, que é considerada a  mais estruturada e atuante do país.
        
Ressaltamos aqui a efetiva participação das autoridades da época, que apoiaram os ex-prefeitos, notadamente na pessoa do primeiro presidente Anildo Lima Barros, que se uniram em 1983 para viabilizar a criação da Associação, como também os que sucederam e ajudaram a fortalecer a entidade.

A credibilidade da AMM, edificada ao longo desses históricos 32 anos, pode ser constatada por meio de frequentes visitas de representantes de outras associações que vêm a Mato Grosso para conhecer a nossa Casa, que também já recepcionou ministras de Estado que verificaram in loco a nossa prestação de serviço na área técnica, entre outras autoridades. Foram muitas conquistas, tanto na esfera estadual quanto nacional. E esses avanços são resultado de mobilizações que sempre contaram com o apoio decisivo dos prefeitos, que no dia-a-dia são os mais cobrados pela população, considerando que estado e União são esferas de poder mais distantes do munícipe.
        
Só para citar algumas vitórias mais recentes, a AMM contribuiu para conquistar  o aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios. Esse êxito é resultado de anos de luta e nos mostra que toda conquista é antecedida de um trabalho persistente, que só se sustenta se houver a participação efetiva dos gestores.
       
Não poderíamos deixar de citar também o repasse do Fundo Estadual de Transporte e Habitação-Fethab, após uma ampla mobilização, que contou com a participação de todos os prefeitos, e cabe destacar o ex-presidente, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho. Foi um grande esforço através de ações judiciais, do diálogo direto e indiretamente com o Governo do Estado, para que de fato essa conquista fosse  concretizada, para que os recursos chegassem aos  municípios para cumprir com  a  sua finalidade. O reforço financeiro será muito importante para a recuperação e manutenção de estradas, uma das principais deficiências verificadas nos municípios.
        
Apesar de todos os êxitos, não podemos omitir as dificuldades, que muitas vezes atrapalham sobremaneira o cumprimento de metas. Nesse contexto, o apoio político dos poderes Executivo e Legislativo é fundamental para articular melhores condições de governabilidade para o poder público municipal.
        
Em dois meses na presidência da AMM, já deparamos com muitos obstáculos, próprios de estruturas complexas, mas os desafios existem para serem superados e a atual diretoria da instituição está pronta para enfrentá-los. Implementamos um novo modelo de gestão e colocamos em prática várias ações. Estamos promovendo um enxugamento das despesas para tornar a entidade ainda mais eficiente, para cumprir com a nossa principal proposta de campanha.

O retorno dos prefeitos desfiliados também está sendo aos poucos consolidado para fortalecer a AMM e dar condições para que novas medidas sejam implementadas. O apoio dos prefeitos e o comprometimento de toda a equipe são os principais pilares para  uma gestão promissora.  Esperamos que até o final de nosso mandato, possamos celebrar um período de transformação na nossa entidade, para que ela seja cada vez mais atuante, ousada e combativa na defesa dos interesses dos municípios mato-grossenses.
 
 Neurilan Fraga – Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios
 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...