sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

A voz do povo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Costuma-se dizer que “a voz dopovo é a voz de Deus”, no sentido de que a mesma  pode ser manifestada de diferentes maneiras, nos protestos de rua, em entrevistas, matérias  escritas, programas de radio  e de TV, nas conversas informais, nos botequins, em restaurantes de luxo, em  gabinetes de grandes empreas  ou de gestores públicos e, claro, de forma organizada  com representatividade para o total da população em pesquisas sérias e frequentes. Ou seja, cabe aos governantes saberem ouvir a voz do povo  e atenderem seus protestos, reivindicações e críticas. Afinal é o povo quem paga uma enorme carga tributária, para que o governo devolva este sacrifício com serviços e obras de qualidade e nunca montando esquemas para roubarem recursos  escassos e tão preciosos, seja nas grandes empresas como no caso da PETROBRÁS que foi assaltada por quadrilhas de criminosos de colarinho branco nomeados por Lula e Dilma, seja  em qualquer  setor da administração pública.

As últimas pesquisas de opinião pública, tanto as duas realizadas nesses primeiros meses de 2015 pelo Data Folha quando a última realizada pela CNT/MDA e divulgada há poucos dias demonstram como o povo está avaliando este re-início de Governo Dilma,  expressando  bem o que os  entrevistados, como amostra, e a população como um todo, avaliam tanto as  ações ou omissões do Governo Federal, o desempenho pessoal da Presidente da República e  também a voz do povo sobre os últimos acontecimentos nas áreas política, econômica e social do país. Um tema, que ainda não havia feito parte de pesquisas anteriores, mas que já  está  há  alguns meses na boca do povo, nos protestos nas ruas e em discussões públicas foi incluido. Este tema é o impeachment da Presidente Dilma.

Mesmo que o Governo , o PT  e alguns outros partidos tentem desqualificar o tema, colocando-o  até mesmo como um golpe na democracia  ou o ressurgimento de um “terceiro turno”, o fato concreto é que o povo tem a Liberdade e a garantia constitucional de discutir e expresser seu pensamento e  caberá ao Congresso, no tempo oportuno, `a medida que as investigações  vão avançando, verificar até que ponto as denúncias de dinheiro sujo , desviado da PETROBRÁS  foram parar, mesmo com aparência  legal, nos cofres do PT e de outros partidos e se parte desse dinheiro  sujo ajudou no financiamento da campanha da Presidente Dilma, seja em 2010, cujo mandato já se findou seja em 2014, cujo mandato ainda está em curso.

O Brasil é  o único país do mundo,  cuja Constituição  blinda a figura do/a  Presidente quanto a invstigações de períodos anteriores ao exercício do mandato, todos os demais cidadãos  podem ter suas vidas vasculhadas,  pouco importa quando e em que condições tais pessoas possam ter cometido crimes.  Em sendo investigadas e comprovados os crimes, com certeza a Justiça terá que ser feita e a mesma pagará pelos crimes cometidos. Todas as pessoas, menos quem estiver no exercício da Presidência da República. Esses  aspectos tem muito a ver com a voz  das ruas  que tem emergido nas pesquisas, inclusive nesta última da CNT/MDA.

Vamos a alguns números desta pesquisa.  A avaliação positiva do Governo Dilma é o segundo mais baixo dos últimos 20 anos, apenas 10,8% enquanto a avaliação negativa é a pior do mesmo período  64,8%%; muito pior do que a avaliação média dos governadores que chega a 24,4% de positiva  e 26,7% de negativa e pior ainda do que dos prefeitos, cuja média foi de 26,8% positivo  e 41,8% negativa.  A avaliação do desempenho pessoal da Presidente  no aspecto positivo foi de 18,% e a negativa chegou  a 77,7%.

Em  todas as regiões, em todas  as faixas  de renda, níveis  educacionais,  sexo   e tamanho das cidades os resultados são muito mais desfavoráveis do que favoráveis tanto ao Governo quanto `a pessoa  da Presidente.  Por  exemplo, pelo fato de Dilma  ter sido ministra deMinas e Energia, Ministra chefe da Casa  Civil e Presidente do Conselho de Administração da PETROBRÁS, para 68,9% dos entrevistados ela é a culpada, juntamente com o ex-Presidente Lula (67,9%), na corrupção que está sendo desvendada pela operação lava-jato.  

Dilma  está muito desacreditada perante o povo. Para 81% dos entrevistados ela não está e nem vai cumprir suas promessas de campanha.  Para 57,4%  o Governo Federal não tem compromisso sério de combater a corrupção, isto significa que existe muito jogo de cena  quando na  verdade  o Governo Dilma  tem dificultado os trabalhos das CPIs  da Petrobrás, defende abertamente o PT  e outros partidos em relação ao uso de dinheiro sujo nas campanhas e está patrocinando “acordo de leniência”  para salvar as grandes empreiteiras, envolvidas até o pescoço  com a corrupção, não apenas na PETROBRÁS  mas em diversas obras de grande porte nos últimos doze anos.

Aí vem então a voz do povo. Nada menos do que 59,7% da população é a favor do impeachment, chegando a 60,5%  no meio urbano, enquanto apenas 34,7% são contra. Esta é a mesma  voz em todas as regiões, sexo, níveis de renda, de escolaridade e tamanho dos municípios.

Existe também um desencanto e um pessimismo generalizado na população em relação`as instituições  e ao futuro da economia, da política, enfim, com o futuro do Brasil.  Em  um clima desses não é difícil dizer que a situação nacional tende a piorar nos próximos meses, independente da propaganda e sacos de maldade ou bondade que o governo possa abrir.

Juacy da Silva, professor universitário,  titular e aposentado UFMT, mestre  em sociologia [email protected] 
www.professorjuacy.blogspot.com
Twitter@profjuacy
 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...