quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Cerca de 7 toneladas de drogas foram apreendidas em MT em 2012

PUBLICIDADE

Cerca de 7,3 toneladas de maconha e cocaína foram apreendidas dentro de Mato Grosso em 2012 pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal e Civil. Do total de entorpecentes recolhido, 4,47 toneladas são referentes a flagrantes de cocaína e 2,83 toneladas são de maconha.

Relatório da Polícia Federal aponta que somente a Delegacia de Cáceres, que atende a região de fronteira com a Bolívia, apreendeu mais de 1 tonelada de cocaína. O montante representa quase 25% do total deste entorpecente apreendido pelas três instituições em todo território mato-grossense.

Os trabalhos da PF resultaram na localização de 2,96 toneladas de cocaína e 1 tonelada de maconha, enquanto a PRF apreendeu 1 tonelada de cocaína e 1,1 tonelada de maconha. À Polícia Judiciária Civil coube a retirada de circulação de 473 quilos e 592 quilos, respectivamente.

A quantidade de maconha apreendida nas rodovias federais de Mato Grosso aumentou 90% nos últimos 2 anos e em 2012 foi maior que o montante de cocaína retirada de circulação das BRs do Estado.

Enquanto no decorrer do último ano foram registradas 145 ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas totalizando a apreensão de 1.181,69 quilos de maconha, em 2011 foram 122 ocorrências com apreensão de 591 quilos da droga. Já em 2010, foram localizados somente 101 quilos do mesmo entorpecente.

Na avaliação do inspetor da PRF, José Hélio de Macedo, o aumento de apreensões relacionado à maconha está ligado à criação de um Grupo de Patrulhamento Tático em Rondonópolis. Ele destaca que esta droga vem do Paraguai e passa pelo município para abastecer o consumo interno do Estado. A informação é reforçada diante do relatório da PF, que aponta a apreensão de 930 quilos de maconha dentro da cidade no ano passado.

José Hélio comenta que a cocaína e a maconha têm trajetórias diferenciadas dentro de Mato Grosso. No primeiro caso, o Estado figura como rota da distribuição nacional. Já a maconha é inserida nas cidades mato-grossense para o abastecimento das bocas de fumo. "Geralmente, esta droga é apreendida com pessoas mais jovens e nos depoimentos elas relatam que entregariam dentro do próprio Estado, principalmente em Cuiabá".

A cocaína entra pela fronteira com a Bolívia e segue para outros estados, como São Paulo e Minas Gerais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende homem e apreende 63 tabletes de maconha em Mato Grosso

Policiais militares do 5º Batalhão apreenderam, esta tarde, 63...

Policiais prendem no Nortão procurado pela justiça do Paraná

A Polícia Militar deteve um motorista, de 45 anos,...
PUBLICIDADE