sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso é o 4º no país com mais assaltos a bancos

PUBLICIDADE

Mato Grosso é o 4º Estado com maior número com assalto a bancos este ano. Foram 16 ataques de criminosos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, divulgada hoje. O levantamento foi elaborado pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf), com apoio técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Mato Grosso divide o ranking com o Paraná que também teve 16 casos. O último assalto em Mato Grosso foi em Campos de Julio, este mês, e os 5 assaltantes acabaram mortos em confronto com policiais. São Paulo lidera o ranking, com 99 casos, Bahia teve 37, Ceará 26, Pernambuco, 18, Paraíba, 17. Em termos percentuais, o maior crescimento ocorreu no Ceará, que passou de cinco casos no primeiro semestre de 2011 para 26 no mesmo período deste ano, uma alta de 420%.

O total de assaltos a bancos ocorridos no país ao longo do primeiro semestre deste ano cresceu 25,2% em relação ao mesmo período de 2011. O número passou de 301 para 377 casos. Já os arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos passaram de 537 para 884 no mesmo período – um crescimento de 64,6%. Somadas, ambas as modalidades de ataques a bancos chegaram a 1.261 ocorrências, uma alta de 50,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando houve 838 casos, informa a Agência Brasil.

Entre as fontes da pesquisa estão estatísticas de secretarias estaduais de Segurança Pública, notícias publicadas pela imprensa e levantamentos de sindicatos e federações de trabalhadores. No mês passado, a CNTV, a Contraf e o Dieese haviam divulgado 27 mortes em assaltos a bancos, de janeiro a junho de 2012.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE