sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Motim no presídio de Sinop deve acabar nesta 3ª

PUBLICIDADE

Deve terminar nesta terça-feira o motim dos cerca de 100 detentos do raio amarelo do presídio Ferrugem. A informação é do presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB Sinop, Denovan Izidoro de Lima. Ele esteve por mais de duas horas conversando com presos rebelados, agentes e informou que a comissão de negociação e os presos entraram em “entendimento” e, nesta 3ª feira, a partir das 8h, o raio será liberado para que policiais militares e agentes prisionais possam fazer vistoria nas celas e ver o que foi danificado, além das grades.

Inicialmente, os detentos vão para um raio secundário. A principal reivindicação é a transferência de 11 presos para Cuiabá, onde eles viviam. Outros alegam que já cumpriram suas penas, porém, para esses serão feitos estudos e analisados seus processos.

De acordo com Denovam, não há reféns e nem feridos no raio amarelo. Conforme Só Notícias já informou, no início da noite foi entregue aos jornalistas, que estão do lado de fora do presídio, uma carta expondo as reivindicações dos detentos: presença do superintendente da Secretaria de Justiça, do juiz criminal, do representante dos direitos humanos e imprensa. Pediram na carta também a revisão das penas de alguns reeducandos, além da transferência de outros para Cuiabá. No final, há uma ameaça: “se entrar (policiais invadirem o presídio para acabar com motim) estamos com seis reféns, que são os passarinhos (sic) da diretora. Eles estão todos amarrados”.

Esta tarde, os presos reclamaram da “rigidez” das medidas adotadas pela nova direção do presídio. Recentemente, foram apreendidos cerca de 10 celulares no raio amarelo. O motim iniciou por volta das 10h30. Os presos conseguiram arrebentar as grades das celas e se concentrar no corredor. Um detento fez contato, por celular, com alguns jornalistas. A direção do presídio tem intensificado as fiscalizações do envio de comida, roupas, produtos de higiene e outros justamente para coibir a entrada de celulares, carregadores, chips e outros produtos que os reeducandos não podem usar.

Outro motivo do motim seria a falta de energia elétrica, neste domingo, dia de visitas de familiares e amigos. A segurança foi reforçada pela PM. Até agora, não teria ocorrido nenhuma atitude de violência em relação aos detentos que estão sob poder dos amotinados.

Leia ainda
Sinop: presos amotinados fazem carta e superintendente mediará conflito

(Imagem: Só Notícias/Cleverton Neves)

(fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE