O início da construção do Centro Socioeducativo para Menores Infratores em Sinop depende de recursos da União. A informação é do prefeito Juarez Costa (PMDB). Em entrevista ao Só Notícias, ele declarou que todos os procedimentos necessários, por parte da administração municipal, já foram providenciados. A verba, cujo valor ainda não foi confirmado, seria resultante de uma gestão feita pelo governo do Estado junto ao governo federal.
“Da nossa parte tudo que foi feito, já se acelerou. O que se precisa é do recurso que o Estado pleiteou junto à União. Ele não existe ainda. Todas as condições, o que precisa da prefeitura, me coloquei à disposição do secretário de Justiça do Estado de Mato Grosso (Luiz Carvalho), em uma reunião que estive na semana retrasada. Agora, está se aguardando a chegada desse recurso para se dar início ao processo da construção desse centro”, afirmou o prefeito, ao acrescentar que “não existe previsão [de liberação da verba]. Quando se fala de recursos públicos não se pode apostar em uma data, mas está muito próximo de acontecer”.
A construção do centro estava prevista para o ano passado, em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados que está localizada na estrada Irene. A estrutura deve seguir outros modelos do Estado, como anunciado pelo governo, ano passado, ao ser anunciada a obra, com dormitórios, cozinha, refeitório, lavanderia, oficina/escola, posto de saúde, quadra de areia e quadra coberta, além de espaço para administração, estacionamento, centro ecumênico e de convívio.
Enquanto isso, estão sendo finalizadas as construções de quartos com capacidade para abrirem 15 menores, ao lado da cadeia feminina, de forma provisória. Uma equipe de engenheiros do governo do Estado fez uma primeira vistoria no local há poucos dias. Fizeram apontamentos e solicitaram mudanças, como ajustamento de um ponto de infiltração. Uma nova vistoria ainda deve ser feita para a entrega oficial da obra.


