quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Ainda não há data para pecuaristas de MT acessarem novo sistema do Indea

PUBLICIDADE

Ainda não há previsão de quando os pecuaristas poderão ter acesso normalizado ao novo sistema on-line para conseguirem Guia de Transporte Animal (GTA), que, por enquanto, ainda é emitido apenas nas unidades do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). De acordo com a coordenadora de Controle de Doenças Animais do instituto, Daniela Soares, é necessário ainda a regularização de todos os cadastros de propriedades e também estabilização do novo sistema de software, desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat).

O novo sistema foi anunciado em dezembro do ano passado, implantado em janeiro e constantemente apresenta falhas. Na última semana, por exemplo, as escalas de abates nos frigoríficos ficaram comprometidas pois havia dificuldade na emissão do documento. Os pecuaristas começaram apontar a dificuldade na retirada do documento ainda na sexta-feira de carnaval (8). Na quinta (14), o sistema estava fora do ar, sendo restabelecido apenas no final da tarde da última sexta-feira (18).

As causas da falha não foram confirmadas. Na ocasião, Daniela explicou que o Indea é apenas um operador do sistema e que cabe ao Cepromat resolver o referido entrave.

O GTA eletrônico substitui as missões por papel. Quando lançado, em dezembro do ano passado, a garantia do governo estadual era que todos os pecuaristas teriam acesso ao sistema de GTA on-line, mesmo aqueles que não sejam filiados a uma entidade representativa.

A média diária de emissões do guia de transporte animal atinge 4 mil em Mato Grosso. Os abates registram média de 20 mil cabeças por dia. O Estado é o maior rebanho de bovinos do país, com aproximadamente 28 milhões de cabeças.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...

Ciclista atropelado por carro é socorrido em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel (marca...
PUBLICIDADE