sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Servidores do Indea devem entrar em greve a partir do dia 30

PUBLICIDADE

Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), em todo o Estado, devem paralizar suas atividades a partir do dia 30. A decisão foi tomada após reunião entre o presidente do do instituto Jurandir Taborda Ribas e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT), Diany Dias. De acordo com a assessoria, a greve deve iniciar caso haja descumprimento das solicitações da categoria, protocolada na reunião com delegados de base das unidades de Mato Grosso. A principal reivindicação seria melhoria na reestruturação do órgão.

A decisão surgiu a partir do posicionamento de Ribas que, segundo Diany, não foi satisfatório. “Não aguentamos mais essa situação. Já esperamos desde quando o atual governador ainda era vice e prometeu nos atender. Até agora só ouvimos promessa e a partir daqui teremos um prazo. Se eles não atenderem as nossas necessidades até o fim deste mês, entraremos em greve”, salientou.

Diany ressalta ainda que a categoria já esperava que o Governo fosse protelar, mas já estavam preparados. Jurandir, por sua vez, afirma que ficou surpreso com a declaração da presidente. “Estamos reunidos hoje porque estou disposto a ouvir as necessidades dos servidores, mas confesso que estou surpreso. Só tenho a dizer que levarei essa situação agora (ontem) mesmo para os secretários da Casa Civil e SAD”, afirmou.

Segundo Ribas, o Indea já está com projetos em andamento para melhoria na restruturação do órgão, uma das maiores reivindicações da categoria. O presidente explanou brevemente todas as ações que estão em fase de implantação e assegurou que as demandas dos servidores serão atendidas de acordo com a possibilidade de recursos financeiros, injetados pelo Governo Federal.

Os delegados de base expuseram suas necessidades e aguardam decisão até o prazo determinado. “Não estamos em condições de trabalhar. Os servidores estão trabalhando com o mínimo possível. Para se ter uma ideia, muitos dos nossos colegas já não vão mais para o campo, pois não podem abandonar o seu posto. A defesa sanitária do nosso Estado, por exemplo, está sendo feita por meio de relatório, no papel e, não in loco como deveria ser. Nosso órgão ficou obsoleto em relação à sociedade”, enfatizou o delegado de Rondonópolis, Flávio Soares de Moraes.

Para a servidora Daniella Soares de Almeida da Coordenadoria de Controle de Doença de Animais (CCDA) a falta de recurso financeiro é uma ameaça à economia do Estado, já que as ratificações de focos da raiva animal estão sendo mal executadas por fata de efetivo. “Não estamos conseguindo cumprir com o nosso dever de casa, estamos sobrevivendo à demanda é grande e o número de servidores é insuficiente para dar conta de todo o Estado. Mato Grosso que apresentou recentemente 12 focos de raiva animal e não temos servidores para atuar em todo o campo. Se não mudarmos essa situação caótica, logo seremos acionados pelo Ministério Público”, frisou.

Atualmente o Indea possui em seu lotacionograma o número de 532 servidores, insuficientemente incapaz para levar atendimento de qualidade à população (ideal seria 1.500), visto que a demanda do agronegócio do Estado é grande. As unidades, principalmente do interior de Mato Grosso, estão em decadência, com pouco – ou quase nenhum – recurso físico: frota de veículo insuficiente para atendimento em capo, estruturas ameaçadas por rachaduras, instalações elétricas irregulares, desabamento de forros internos, equipamentos tecnológicos de informática precários, suprimento de limpeza, móveis inadequados e até mesmo ausência de manutenção básica (água).

Além da falta de recurso físico os servidores lidam diariamente com a insuficiência de recursos humanos: número reduzido de profissionais para atendimento, falta de qualificação e capacitação de servidores, o que diminui a capacidade de prestação de serviço adequado aos produtores rurais, responsáveis pelo destaque econômico do Estado a nível nacional.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE