sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Estado quer vacinar 630 mil animais em campanha antirrábica

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza de 02 de abril a 31 de maio a Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica Animal 2012. A meta para o ano de 2012 é vacinar 629.718 animais em todo o Estado, sendo 516.276 cães e 113.442 gatos. Com o slogan "Não deixe a bola cair, vacine seu cão e gato!", a Campanha tem por objetivo vacinar as populações de cães e gatos em todos os 141 municípios, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo assim a possibilidade da ocorrência da raiva humana.

"Ao promover a Campanha Estadual de Vacinação para cães e gatos é possível colaborar com o esforço internacional, que é controlar a doença devastadora, e ao mesmo tempo de fácil prevenção por existir vacina", disse o técnico do Programa da Raiva da Secretaria de Estado de Saúde, Valdir Gonçalo Leite dos Reis.

Valdir Reis informou ainda que para Cuiabá estima-se vacinar 51.647 cães e 8.564 gatos. No município de Várzea Grande, 23.000 cães e 3.000 gatos. Já em Rondonópolis, 20.983 cães e 2.789 gatos. A campanha tem duração média de 60 dias e vai abranger os 141 municípios mato-grossenses, tendo como meta atingir em cada cidade um percentual de 80% ou mais de cobertura vacinal. "Devemos continuar nos empenhando, para que o Estado continue a alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Com o engajamento dos técnicos das secretarias estadual e municipais de Saúde, parceiros e comunidades, todos envolvidos no controle da raiva no Estado, resultando dessa maneira, no controle da raiva em cães e gatos".

De acordo com o técnico, para o desenvolvimento da campanha o Estado tem estimado 850 postos de vacinação distribuídos por todas as cidades e cerca de 2.500 pessoas envolvidas. Nesta campanha serão disponiblizadas 660 mil doses da vacina, sendo utilizada uma seringa descartável para cada animal vacinado. Os municípios receberão recursos financeiros, repassados fundo a fundo e disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS) com a contrapartida da Secretaria de Estado de Saúde. "Como apoio logístico são distribuídos vacinas, seringas com agulhas descartáveis, comprovantes de vacinação, cartazes e blocos de registro de animais vacinados", afirmou.

As estratégias de vacinação adotada pelos municípios serão: casa em casa, postos fixos e volantes, podendo ainda ser feita de forma combinada ou isolada, dependendo das condições locais, dando ênfase sempre às áreas de risco. "A imunização é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas.

DADOS – Nos anos de 2009, 2010 e 2011 não houve registros de casos de raiva em cães e gatos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE