sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria quer transformar Nobres em principal ponto turístico de MT

PUBLICIDADE

Desde fevereiro deste ano a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) realiza um estudo sobre o "Cenário Turístico do município de Nobres", especificamente na Comunidade de Bom Jardim – Gleba Coqueiral. O trabalho indentificou que a irregularidade fundiária é o principal entrave para o desenvolvimento de inúmeros atrativos naturais turísticos que a região possui e impede de receber investimentos da iniciativa privada. De posse do estudo – desenvolvido pela Consultoria Secullos Tour, contratada para mapear, diagnosticar e formatar o setor turístico do município – a Sedtur vem articulando ações para que o processo de regularização fundiária seja realmente concretizado e com isso colocar de fato Nobres entre um dos principais destinos turísticos de país.

A questão fundiária foi o foco da audiência, em Brasília, ontem, da qual a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, participou acompanhando o governador do Estado Silval Barbosa, com o presidente do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), Carlos Lacerda.

A secretária, após o encontro, disse que "o potencial turístico de Nobres é imenso. O processo de regularização fundiária hoje é o principal empecilho para transformar a região em uma referência em ecoturismo e turismo de aventura do Brasil e no mundo. As belezas naturais existem, o turista quer conhecer, mas precisamos organizar todo esse processo para que tenhamos um desenvolvimento turístico sustentável".

Teté Bezerra destaca também as manifestações positivas de empresários interessados em explorar o potencial turístico na região, mas que depende do Incra, em regularizar os assentados da Gleba Coqueiral. "Estamos buscando junto ao Incra o repasse dessa área que tem um grande potencial turístico. O Estado tem um projeto para a região que irá garantir renda para centenas de famílias por meio do desenvolvimento da agricultura familiar e do turismo sustentável", explicou a secretária.

O exemplo de Bom Jardim onde se concentram lagos com águas cristalinas e azuis e temperatura agradável o ano inteiro. Vivem na comunidade 70 famílias, cerca de três mil pessoas. Esta localizada a 65 quilômetros de Nobres, sua principal atividade econômica é a agropecuária de subsistência.

No estudo, identificou que vários segmentos serão contemplados na região como ecoturismo, turismo de aventura e de contemplação, pois o município é cercado de belezas naturais, como a famosa gruta da Lagoa Azul, cachoeiras exuberantes, cavernas, grutas, sítios arqueológicos e rios de águas cristalinas, perfeitos para fazer mergulho e flutuação em meio a dourados, piraputangas, piaus, entre outras espécies de peixes da região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quatro apostas de Mato Grosso faturam R$ 71 mil na Quina

O apostador de Mirassol D'Oeste (252 km de Cuiabá)...

Sinop: cavalo-mecânico cai em vala e motorista fica preso às ferragens

O acidente envolveu o cavalo-mecânico que caiu na vala...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

As seis dezenas do concurso 2.715 serão sorteadas, hoje,...
PUBLICIDADE