domingo, 19/maio/2024
PUBLICIDADE

Secretaria investiga se 11 macacos morreram de febre amarela em Cuiabá

PUBLICIDADE

As secretarias estadual e municipal de Saúde investigam as mortes de 11 macacos no bairro Jardim Aquarius, na região Sul de Cuiabá. Segundo a Vigilância em Saúde do Estado, pode estar relacionada a possível ocorrência de Febre Amarela Silvestre. A doença é transmitida pelos mosquitos Haemagogus, Sabethes, podendo ser transmitida para o homem. O mesmo mosquito pode picar o macaco e transmitir a doença para o homem. O alerta do Estado é que a doença pode ter um ciclo urbano como o Aedes Aegypti, pode transmitir homem a homem. O Brasil não apresenta caso da doença, na sua forma urbana, desde 1942.

De 1992 a 2006, Mato Grosso apresentou 22 casos de Febre Amarela sendo que 13 destes casos evoluíram para óbito e 9 obtiveram a cura. Em 2007, o Estado apresentou um caso da doença no município de Juara. Em 2008, dois casos, um no município de Novo São Joaquim e um em Guarantã do Norte. Em 2009, dois casos em Feliz Natal. No ano de 2010, não houve registro, e 2011 até esta data também não há registro.

"Esses dados dizem respeito à Febre Amarela em sua forma silvestre. Mato Grosso não apresenta um caso Febre Amarela, na sua forma urbana, desde 1942", explicou Oberdan Lira.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carreta e moto deixa um morto na BR-163 em Sinop

O acidente envolvendo uma carreta Scania vermelha e uma...

Incêndio de grandes proporções destrói empresa no Nortão

O incêndio em uma auto elétrica foi, esta manhã,...

Sinop: organizadores buscam trocar água por cestas básicas para desabrigados no RS

O Centro de Tradições Gaúchas Estância da Amizade buscará...

Capacitação de agentes florestais em Mato Grosso deve valorizar madeira

Capacitações profissionais para identificação de 32 espécies florestais nativas...
PUBLICIDADE