quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Violência contra crianças e adolescentes em MT aumenta 40%

PUBLICIDADE

O número de crianças e adolescentes vítimas de violência aumentou 40% em Mato Grosso. A maioria de abuso e exploração sexual. De 8.136 atendimentos feitos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) do Estado, 2.459, o equivalente a 30%, foram a menores violentados sexualmente.

O balanço foi divulgado pelo Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O maior número de vítimas está em Cuiabá, onde 304 menores receberam assistência após serem abusados ou explorados.

Várzea Grande ficou um pouco abaixo, com 302 atendimentos. Outro município com grande incidência de casos de abuso sexual foi Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá), onde 144 crianças e adolescentes foram vitimadas.

Além destes, outros municípios estão na lista de prioridade das ações do comitê devido os altos índices de violência. Entre eles estão Apiacás, Campo Verde, Cáceres, Pontes e Lacerda, Poconé, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Juntos, eles registraram 70% dos casos de abuso e exploração.

Além da violência sexual, os centros também registraram 3.371 casos de negligência, 1.359 violência psicológica e 947 de física.

Crescimento – Em 2009, foram atendidas 5.791 vítimas. Número 34% menor que em 2008, quando foram 8.810. Para o presidente do comitê José Rodrigues, também secretário adjunto de Assistência Social do Estado, a queda, em 2009, seguida de aumento em 2010, reflete o maior acesso pelas famílias aos serviços de assistência social.

Segundo ele, no ano passado, foram feitos investimentos nas estruturas física e humana dos Creas e dos Conselhos Tutelares, que puderam intensificar seus trabalhos. Resultado, 59% das vítimas foram encaminhadas aos centros por conselheiros tutelares. "Os conselheiros deixaram de andar a cavalo e passaram a atender as ocorrências com estrutura, e isso fez a diferença".

Atualmente, existem 184 Centros Especializados e de Referência da Assistência Social no Estado. A meta da Secretaria de Assistência Social é implantar mais 64 até o próximo ano.

Estrutura – Cuiabá possui 13 Cras e Creas e Várzea Grande 5. Eles oferecem tratamento com psicólogos e assistentes sociais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE