domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Alta Floresta: vacinação contra aftosa deve atingir 1 milhão de cabeças

PUBLICIDADE

A campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de maio e a estimativa do escritório regional do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) é imunizar 1.042.937 cabeças de bovinos e bubalinos com idade até 24 meses. Deste número, 354,1 mil são em Alta Floresta. A regional é composta ainda por Apaiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Paranaíta e Carlinda.

A etapa vai até dia 31 de maio. Depois, o pecuarista deve comunicar até dia 10 de junho o instituto sobre a realização da vacina. A comunicação fora período pode gerar notificação e multa ao pecuaristas, além da vacinação ocorrer de forma assistida, acompanha por fiscais do Indea. De acordo com um levantamento da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), nesta etapa, os produtores rurais irão desembolsar R$ 19,4 milhões para imunizar cerca de 13 milhões de bovinos e bubalinos.

Há pelo menos 15 anos a pecuária mato-grossense, que tem 28,6 milhões de cabeças, não registra casos da febre aftosa. Conforme Só Notícias informou, na regional de Sinop, que é composta ainda por Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, a estimativa é que a vacina seja aplicada em mais de 120 mil animais.

A Febre Aftosa é uma doença contagiosa que pode atingir bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, cervideos entre outros. É caracterizado pela formação de vesículas e ulceras na mucosa oral e nasal, na teta e entre os cascos. A doença é causada por um vírus que se dissemina rapidamente pelo meio ambiente, através do contato com objetos (ferramentas, botas, veículos, ar e água.) e animais infectados.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

SEMA inaugura fábrica de castanhas em território indígena no Mato Grosso

A secretaria estadual de Meio Ambiente inaugurou uma fábrica...

Bebê de 2 meses morre após se engasgar em Sorriso

Uma bebê de 2 meses e 25 dias morreu...
PUBLICIDADE