sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Bispo Dom Pedro Casaldáliga está internado em Goiás

PUBLICIDADE

O bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, 83, está internado em Goiânia (GO) onde passa hoje por mais uma avaliação. Ele foi ficou uma semana em um hospital em Ceres (GO) e foi para a Capital daquele estado para novos exames.

Segundo o padre Paulo Gabriel, Casaldáliga está com o coração muito fraco e precisa passar por uma cirurgia na próstata. Este procedimento, no entanto, não deve ocorrer em menos de 1 mês devido ao estado de saúde. "Ele tem ânimo ótimo e espírito positivo, mas está muito fraco e o corpo não acompanha".

Casaldáliga está internado no hospital do Rim, onde foi colocado uma sonda porque teve obstrução urinária. Padre Paulo, que acompanha o bispo emérito, enfatiza ainda que a saúde dele se agrava com o tempo também por causa do Mal de Parkinson.

Dom Pedro Casaldáliga é conhecido pelas lutas que sempre encampou, seja na reforma agrária, proteção aos índios, contra o trabalho escravo ou pela integração da América Latina.

Então bispo de São Félix do Araguaia, em setembro de 1970, escreveu uma denúncia do trabalho escravo, com o título "Feudalismo e escravidão no Norte do Mato Grosso" e, em outubro de 1971, na ocasião da sua sagração episcopal, lançou a carta pastoral "Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o Latifúndio e a Marginalização Social". Em 2005 renunciou ao cargo por causa da idade. Ele vive em Mato Grosso desde 1968.

Nascido na Catalunha, região da Espanha cuja capital é Barcelona, é uma personalidade conhecida mundialmente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE