quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Cristovam Buarque pede em MT que gestores priorizem educação

PUBLICIDADE

O sistema educacional de Cuiabá foi foco de debate neste sábado pelos líderes do Movimento Cuiabá de Verdade, formado pelo PDT, PSB, PPS e PV. Conforme explanações e análises de mestres na área, a situação física e material das escolas públicas na capital de Mato Grosso é deficiente, porém, se houver vontade dos gestores, é possível melhorar. A discussão ganhou reforço com a presença do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-ministro de Educação.

Referência na área de educação no Brasil, o senador Cristovam Buarque defende a federalização da educação básica no Brasil. Por esse modelo, a União assumia a responsabilidade das séries iniciais. Todos os professores teriam o mesmo salário, pois seriam contratados por meio de concurso federal, e o ensino seria parecido em todo o território brasileiro.

Autor da lei que institui o piso salarial, o senador reconhece que maioria das prefeituras tem sequer condições de pagar o piso, que hoje é de R$ 1.400, daí da necessidade do governo federal entrar na educação básica. “Para o investimento é preciso dinheiro, mas também vontade política”, disse Cristovam.

Filho de professora da educação básica e professor universitário, o senador Pedro Taques (PDT) entende e destaca o papel do professor e da educação de qualidade na sociedade. “A educação transforma o indivíduo em cidadão. Com isso é possível a ascensão social, que por sua vez permite que o cidadão trabalhe por sua sociedade. É um clico que depende da educação”, disse o senador Pedro Taques.

Conforme exposição feita pelo professor Suelme Fernandes, 56% das escolas de Cuiabá estão tem a nota abaixo na da média nacional do Ideb. Mostrando uma situação dramática, 57 escolas não têm cobertura nas quadras e outras 21 têm sequem uma quadra. Em contraponto, o professor Antônio Máximo disse que a situação não é tão ruim porque, apesar dos baixos salários, os professores buscam qualificação. “68% dos professores têm pelo menos uma especialização”.

Para o senador do Distrito Federal, a educação no Brasil é “de cabeça para baixo”, no sentido que há investimento e prioridade na educação superior, enquanto a educação básica é recriminada. “Porém, o ensino superior só será bom se o ensino médio for bom. Da mesma maneira o ensino médio só será bom se o ensino fundamental for bom”, ponderou o senador Cristovam.

Debate com qualidade

A presença do senador Cristovam em Cuiabá deu reforço ao projeto político do grupo Cuiabá de Verdade, que já tem pré-candidatos a prefeitura. Porém, o mais importante, conforme ressaltou o empresário Mauro Mendes, presidente do PSB Cuiabá, o senador trouxe mais qualidade ao debate para políticas públicas para Cuiabá.

Além da palestra do senador Cristovam, também participaram do evento como mediadores professores que expuseram o quadro da educação em Cuiabá e também deram caminhos de melhoras. Foram palestrantes a presidente da subsede do Sintep Cuiabá, Helena Bortolo (PSB), o professor doutor da UFMT, Antonio Carlos Maximo (PPS) e José Roberto Stopa (PV), o professor mestre Suelme E. Fernandes (PSB) e a professora mestre em educação para jovens e adultos Suzane Rondon (PDT).

O senador Cristovam Buarque se disse satisfeito com a afinidade de ideais expostos pelos diferentes partidos e que é possível construir políticas públicas educacionais com interesse de todos. “Além de senador, ex-ministro da educação, sou político. Não é a hora de definir nomes, mas já é hora de definir propostas, e é o que estamos fazendo”, disse Buarque.

O evento suprapartidário contou com a presença do presidente do PSB em Cuiabá, Mauro Mendes, do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), deputado estadual Zeca Viana (PDT), o presidente municipal do PDT, médico Kamil Fares, o presidente e secretário geral do PV, Roberto Stopa e Aluísio Leite, respectivamente.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE