sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Professora sinopense conquista prêmio de Educação nacional

PUBLICIDADE

A professora sinopense Rosana Brócco Zaffalon foi a primeira educadora de Mato Grosso a receber o prêmio “Professor Nota Dez” da Fundação Victor Civita de Educação, pelo desenvolvimento do projeto “dengue mata, tô fora“. A premiação, troféu e dinheiro, foi entregue em solenidade realizada no útimo dia 18, em São Paulo. Foram premiados apenas dez professores de todo o país. A educadora também foi destaque, em reportagens das revistas Caras e Contigo, do grupo Abril.

Em entrevista ao Só Notícias, a professora explicou que o projeto foi colocado em prática este ano com os alunos da 5ª série da escola municipal Thiago Aranda Martin (Caic). Ele visa fazer dos seus pequenos alunos agentes mirins de saúde. A professora repassou todos os ensinamentos e consequências que a dengue pode causar e com base neste aprendizado dentro de sala de aula, os alunos partem para serem os “educadores” de outras crianças, realizando palestras em outras escolas e também em instituições.

Rosana acredita que a comunicação entre crianças é de mais fácil entendimento, além deles serem multiplicadores de conhecimento no seu convívio pessoal com a família, amigos e demais pessoas ao seu redor. O grupo de alunos dela já palestrou para aproximadamente 600 crianças até hoje. “Quem divulga a proposta do projeto de conscientização sobre a doença são os alunos”.

Apesar do projeto ter nascido este ano, a professora espera que ele continue por vários outros. Segundo ela, a prefeitura estaria interessada até mesmo em ampliá-lo, levando para outras unidades escolares para estimular mais pequenos cidadãos conscientes sobre o assunto. “É um projeto para se dar continuidade sempre”.

O projeto ganhou tamanha atenção que uma equipe da TV Cultura, de São Paulo, esteve no município em setembro para acompanhar o dia a dia da professora com seus alunos. Em agosto, ela e seus alunos já haviam recebido a visita de uma equipe da revista Nova Escola, especializada em educação, que durante dois dias acompanhou as atividades desenvolvidas por eles. O projeto de Rosana concorreu com outros 3.392 mil de todo o país e se classificou em primeiro lugar na área de ciências.

Rosana também foi destaque no Uol Educação ( foto: Marina Piedade )

 

Rosana e demais professores premiados, na Revista Caras (foto: divulgação)


(Fotos: Arquivo Pessoal)


COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE