quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Consultoria pela internet atende mais de 4 mil empreendedores de MT

PUBLICIDADE

Sintonizados com os avanços tecnológicos e de olho nas oportunidades para abrir e melhorar o próprio negócio, 4.056 empreendedores mato-grossenses recorreram, em dois anos, à consultoria empresarial gratuita oferecida pelo Sebrae por meio da internet. Só em 2011, foram 2.275 novos cadastros no Estado. Esses números reforçam a tendência de um número cada vez maior de micro e pequenas empresas (MPEs) no país usar tecnologias como computadores, celulares e internet como ferramentas de apoio ao negócio.

A ferramenta utilizada para essa orientação virtual é denominada Negócio Certo. "A estratégia do Sebrae Mato Grosso de ampliar as consultorias empresariais pela internet é uma resposta a essa tendência e, visa principalmente, corresponder aos anseios de empresários cada vez mais sintonizados com novas tecnologias", analisa o Diretor Superintendente do Sebrae Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro.

A empresária Leila Cristina dos Santos, dona de um salão de beleza há sete anos em Várzea Grande, é uma das usuárias do Negócio Certo no Estado. Com os ensinamentos do Programa, ela conta que aprendeu a pensar de forma global focando, ao mesmo tempo, o mercado local. Além disso, ela passou a usar as planilhas que ajudam a gerenciar a empresa. "O que eu precisava era entender de finanças e de mercado para ter estabilidade e o Negócio Certo me ajudou muito, principalmente com as planilhas que já vêm prontas", considerou.

O número de cadastrados no Brasil já é de 255.762 participantes. Para acessar o programa em Mato Grosso e qualquer região do país, é necessário entrar no site www.negociocerto.sebrae.com.br e preencher alguns dados, além de definir nome de usuário e senha de acesso. Ao navegar pelo site, o empreendedor é guiado para optar pelas alternativas que correspondam diretamente às suas expectativas como, por exemplo, se ele quer começar um negócio ou dinamizar o empreendimento já existente.

São oferecidas, inicialmente, cinco opções distintas conforme o estágio em que se encontra o projeto ou atividade do empreendedor. São elas: (etapa 1) Buscando uma ideia de negócio; (etapa 2) Já tem uma ideia de negócio, mas não sabe se ela é viável financeiramente; (etapa 3) Já tem seu negócio e gostaria de registrá-lo, mas teme ser muito complexo este processo; (etapa 4) Já registrou seu negócio e agora está precisando de orientações em como melhor administrá-lo e (etapa 5) Quer melhorar o relacionamento do seu negócio com o mercado.

Na etapa 1, para apoiar a escolha de um negócio são disponibilizadas 700 fichas técnicas de negócios em meio digital (Banco Ideias de Negócios). O próximo passo (etapa 2) ajuda o empreendedor a verificar a viabilidade mercadológica e econômico-financeira da ideia de negócio escolhida. Na sequência, são oferecidas orientações sobre a formalização do negócio, desde a forma jurídica mais adequada, até o passo a passo do registro do futuro negócio nas esferas estadual, municipal e federal.

Quem já tem um negócio em andamento pode iniciar, por exemplo, na etapa 4 e receber orientação sobre como administrar a empresa, quando são disponibilizadas ferramentas relacionadas à gestão de negócios. Na etapa final (5) do Programa de Autoatendimento, o objetivo principal é apresentar dicas básicas para o relacionamento da empresa com o mercado. Nela, o empreendedor tem importantes informações sobre marketing para entender e definir qual a melhor maneira de atender as demandas e as necessidades dos seus clientes.

O Negócio Certo é um programa de autoatendimento oferecido gratuitamente pelo Sebrae. Ele atende tanto pessoas que buscam orientações práticas na abertura de novos negócios, quanto empresários que já possuem uma empresa e desejam avaliar suas estratégias e melhorar a sua administração.

Disponibilizado para todo o país desde 2009, o Programa é operado em parceria com o IEA (Instituto de Estudos Avançados), oferece atendimento à distância pela internet ou, ainda, pelo 0800 570 0800 de segunda a sexta-feira, em horário comercial local.

Ideias de negócios

Para ajudar o empreendedor que sonha em ser o próprio patrão, o Programa Negócio Certo conta com um banco onde estão cadastradas 700 diferentes ideias de negócios. Disponível na etapa 1, o processo auxilia não só na identificação do negócio, como ajuda ainda a selecionar entre cinco opções, com qual delas a pessoa mais se identifica considerando desde as suas experiências até o perfil empreendedor.

O procedimento pode ser repetido inúmeras vezes permitindo analisar, comparativamente, o grau de identificação com novos tipos de negócios, de pequenos a grandes patamares de investimentos e, ainda, maiores ou menores graus de risco.

Quando a pessoa já tem uma ideia de negócio, pode consultar diretamente escrevendo palavras-chave que vão mostrar várias opções de investimento dentro da sua opção. O programa informa margem de risco, recursos para investimento inicial e fluxo de caixa e a quantidade de funcionários necessários para a implementação do negócio. Ao final, depois de feita a escolha, o empreendedor pode selecionar as fichas que vão ajudar na gestão do empreendimento, já adaptadas a cada ramo de atividade.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...
PUBLICIDADE