sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: unidade de saúde realiza teste rápido de HIV/AIDS

PUBLICIDADE

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) inicia, na segunda-feira (18), a campanha de Pós Carnaval "Fique Sabendo". Até o dia 22, a equipe realizará o teste rápido de HIV/AIDS. Os interessados em realizar a testagem podem procurar a unidade das 8h às 16h. O coordenador do programa municipal de DST, HIV/AIDS e Hepatites, Walther Esteves Lima, explica que serão disponibilizados aproximadamente 500 testes rápidos e havendo necessidade o numero será ampliado. "Vamos observar como será a procura. No SAE temos o teste rápido em situações especiais ou em campanhas como é o caso, em que o resultado é entregue em 10 ou 15 minutos e, quando alguém recebe o diagnóstico positivo já é imediatamente encaminhado para tratamento pela nossa equipe".

O trabalho da equipe no carnaval deste ano iniciou em janeiro, com a capacitação em prevenção à DST/AIDS nas Unidades Básicas de Saúde. No início de fevereiro a equipe passou a visitar os órgãos públicos, empresas e pontos de aglomeração para distribuição de preservativos. Já durante os quatro dias de festa foram disponibilizados 37 mil preservativos (32 mil masculinos e 5 mil femininos), para os foliões. Além dos 40 mil preservativos (37 mil masculinos e 3 mil femininos), distribuídos mensalmente nas UBSs.

No momento, 630 casos de HIV estão em tratamento. São pacientes de 25 municípios da região e de estados vizinhos, como o Pará. O índice é considerado dentro do padrão aceitável pelo Ministério da Saúde, dentro dos 6% em relação ao índice populacional. Para os casos diagnosticados como soro positivos os medicamentos são distribuídos gratuitamente.

O SAE está localizado na avenida das Figueiras, no centro. O telefone para contato é o 3531-5562.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE