sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Lula fortalece proposta de Blairo sobre compensação ambiental

PUBLICIDADE

O presidente Lula reforçou, hoje, a proposta que o governador Blairo Maggi anda fazendo para ONGs internacionais e entidades, há cerca de 2 anos, para pagar os agricultores que têm direito a desmatar para plantar alimentos e manterão as áreas preservadas.  Lula discursou no 1º Encontro Nacional da Operação Arco Verde Terra Legal, esta tarde, em Brasília. A iniciativa de Mato Grosso também foi recorrente nas falas do ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Lula disse que o pagamento é o equilíbrio para o país,”ao salientar que não é possível continuarmos com realidades díspares onde no Rio Janeiro e em São Paulo as pessoas têm acesso à energia elétrica, água tratada e na Amazônia a população pega malária. O ministro Minc pediu que a população cobre dos deputados a criação do Fundo de Participação dos Municípios Verde, o FPM Verde, que dará benefícios e compensações aos municípios que se saírem melhor no combate ao desmatamento e proteção ambiental.

A ministra Dilma Rousseff disse que os governos de todos os níveis podem reafirmar o ânimo em terem sido bem-sucedidos na Operação Arco Verde Terra Legal. Ela salientou que dos 19 mil posseiros da região amazônica, 8 mil foram cadastrados, o que equivale a 1,5 milhão de hectares cadastrados. “Estamos começando a nossa caminhada contra o desmatamento”, disse ao reforçar a importância do pagamento por serviços ambientais e ressaltar que por algum tempo muitas pessoas desmataram por falta de opção.

O presidente da República salientou que a Operação começou com 43 municípios, mas o desejo é atingir toda a Amazônia Legal e para isso se faz necessária a parceria dos prefeitos dos municípios envolvidos. “Essa caminhada é um desejo cultivado desde 2005, mas só agora conseguimos concretizá-lo”, contou. “O encontro de hoje é a continuação desta Operação”, salientou. Na oportunidade foi assinado o decreto do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, o que inclui a continuidade da Operação Arco Verde Terra Legal.

Blairo participou do encontro em Brasíla e se mostrou satisfeito com a notícia de que Mato Grosso apresentou a maior redução no desmatamento entre os Estados da Amazônia Legal. O índice de aproximadamente 65% representa uma área de 1.047 quilômetros quadrados, bem abaixo dos 3.258 quilômetros quadrados do período anterior. Maggi salientou que esta é a primeira vez que o Governo Federal foi ao campo. Para o governador,”o grande desafio a partir de agora é negociar em Copenhague o quanto vai valer a manutenção da floresta em pé.

Na Conferência da ONU sobre Mudança Climática em dezembro, Maggi também vai defender a inclusão das Áreas de Preservação Permanente (APPs) como reserva legal. A meta de Mato Grosso é reduzir para 780 quilômetros o desmatamento da Amazônia até 2020, de acordo com o governador do Estado. Entre agosto de 2008 e julho deste ano, a Amazônia Legal perdeu 7 mil quilômetros quadrados de floresta. Em relação ao período anterior, agosto de 2007 e julho de 2008, quando o desmatamento atingiu mais de 12 mil quilômetros quadrados, a redução é de 45%.

O encontro foi no Centro Cultural Banco do Brasil, com a presença também dos 43 prefeitos dos municípios atendidos pelo Mutirão Arco Verde – Terra Legal.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...
PUBLICIDADE