sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas: vereadores debatem em sessão pesquisa sobre contaminação do leite materno

PUBLICIDADE

A pesquisa feita por uma mestranda pela Universidade Federal do Mato Grosso, que teria encontrado alto índice de contaminação no leite materno no município foi o assunto mais discutido, ontem à noite, na sessão da Câmara de Lucas do Rio Verde. Os vereadores estão preocupados com a divulgação dos resultados visto que pode prejudicar, principalmente, o trabalho dos pequenos agricultores. A maioria dos produtos – frutas, verduras e legumes analisada não é produzida no município. "Essa pesquisa é um desserviço de quem fez, de quem deixou fazer e de quem fomentou ela. Chega de falar que o agricultor que coloca a comida na boca dessa gente é um malfeitor, vamos no mínimo respeitar quem coloca alimento na boca dos cidadãos," criticou o primeiro secretário, Airton Callai.

O vereador Márcio Albieri acredita que por Lucas do Rio Verde ser considerado uma potência no agronegócio e estar se tornando também da agroindústria, que os legisladores devem procurar saber as bases dessa pesquisa, seja para tomar atitudes, se corretas, ou mesmo para desqualificá-la. "Não podemos desmerecer a pesquisa, se o problema existir temos de buscar soluções" alerta Albieri.

O diretor do SAAE, Raimundo Dantas, havia entregado aos vereadores, semana passada, parecer técnico, conforme uma portaria do Ministério da Saúde, onde análises de água feitas por um laboratório indicam que a água potável do município atende aos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos.

Segundo os vereadores, Lucas do Rio Verde é considerado um exemplo em conservação ambiental pelo trabalho desenvolvido há muitos anos, e que uma pesquisa que nem foi apresentada aos poderes do município não merece ainda ser levada tão a sério quanto está sendo por alguns.
"Temos de tomar cuidado ao disseminar informações não confirmadas como essas, pois elas podem trazer muitos prejuízos econômicos, nesse caso principalmente aos pequenos produtores. Quase 95% dos produtos que consumimos, não só em Lucas como em toda região, seja de frutas ou verduras, não são produzidos aqui. Nós não podemos pagar o preço por consumir produtos vindos sudeste, sul e outras regiões do Brasil," expôs o presidente Aluízio Bassani.

Nesta sessão também reassumiu sua vaga o vereador Fernando Pael, que ficou alguns meses na coordenação de Cultura do município. De acordo com o vereador seu retorno assegura mais respeitabilidade aos seus eleitores e parceiros.

A vereadora Ana Kothrade solicitou a reforma do Posto de Saúde da Família – PSF da Comunidade Itambiquara, por existir a necessidade de reformas básicas gerais emergenciais em suas instalações. Foi aprovada uma moção de aplausoso para o Grupo de Escoteiros Calango, de autoria do vereador Fernando Pael, e acompanhado por todos os outros vereadores, em homenagem aos serviços que esse grupo têm prestado à sociedade.

Saindo do papel
Segundo informações prestadas pelo prefeito em exercício, Joci Piccini, o projeto Bairro Seguro começa a tornar-se realidade com aquisição do executivo de um veículo que será utilizado para fazer a patrulha de bairros. De iniciativa do vereador Airton Callai, esse projeto deverá ser instalado em caráter experimental e servirá de apoio as polícias Militar e Civil.

"Isso vem de encontro à necessidade de nossa gente, auxiliando a Polícia Militar e a Polícia Civil no combate ao crime, e levando mais segurança às pessoas que trabalham, rendendo frutos e divisas ao nosso município," afirma Callai

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito autoriza início de obras de praça em Matupá; R$ 1,9 milhão

O prefeito Bruno Mena anunciou hoje o início das...

Matupá investirá R$ 2 milhões em equipamentos a unidades públicas

A prefeitura vai licitar, dia 13 do próximo mês,...

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...
PUBLICIDADE