quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Sexta-feira Santa tem celebrações nas paróquias no Nortão

PUBLICIDADE

Os católicos celebram hoje a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão. Durante todo  o dia, nas paróquias, haverá orações e vigilia e reflexões sobre ensinamentos de Jesus, sua morte -que ocorreu em uma sexta-feira- e a ressurreição. Na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Sinop, as adorações feitas por fiéis e integrantes de pastorias iniciaram ontem à noite. A programação segue nesta sexta-feira, até as 15h, quando o bispo Dom Gentil Delazari presidirá a Celebração da Paixão de Cristo e, não haverá procissão, segundo a coordenação.

Na matriz, Santo Antonio, às 19hs tem procissão e teatro da Paixão do Senhor. Na Igreja Todos os Santos, às 15h tem celebração seguida de via sacra.

Em Sorriso (80 km de Sinop), a Igreja Católica João Paulo Apóstolo, localizada na avenida Natalino João Brescansin, iniciou as celebrações às 6h, desta manhã, com a Via Sacra. Às 15h, haverá celebração da Paixão do Cristo Senhor, no Centro de Eventos (ao lado da igreja).

Em Lucas do Rio Verde, a adoração teve início às 6h e, seguirá até as 15h, quando dará início a celebração do Corpo de Cristo, no salão paroquial da Igreja Rosa Mística, na rua Guaíra, no bairro Rio Verde. Haverá procissão às 19h30, saindo da Praça dos Imigrantes, no centro, com chegada até a Igreja.

Conforme a tradição da Igreja Católica em todo o mundo, hoje é lembrada a crucificação de Cristo, que se entregou para salvar os pecadores que creem em Deus e se arrependem de seus pecados.  No domingo de Páscoa, cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo.

O papa Francisco, na celebrações em Roma, repetiu o gesto de Jesus e lavou os pés de 12 deficientes assistidos pela Fundação Padre Gnocchi. A Rádio Vaticano informa que, na sua breve homilia, antes do rito do Lava-pés, o Santo Padre recordou que aquilo que Jesus fez na última Ceia foi um gesto de entrega. ”É como a herança que nos deixa”, afirmou.  “Ele que é Deus se fez servo, servidor nosso. E esta é a herança: também vós deveis ser servidores uns dos outros. E Ele fez este caminho por amor: também vocês deveis amar-vos e serdes servidores no amor: “E faz este gesto de lavar os pés, que é um gesto simbólico. O faziam os escravos, os servos aos comensais, às pessoas que vinham para a refeição, porque naquele tempo as estradas eram todas de terra e quando entravam em uma casa era necessário lavar-se os pés”. “E Jesus faz este gesto – disse o Santo Padre – um trabalho, um serviço de escravo, de servo”, e acrescentou: “Nós devemos ser servidores uns dos outros. E por isto a Igreja, no dia de hoje, em que se comemora a Última Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia, também faz, na cerimônia, este gesto de lavar os pés, que nos recorda que nós devemos ser servos uns dos outros. Agora eu farei este gesto, mas todos nós, no nosso coração, pensemos nos outros e pensemos no amor que Jesus nos disse que devemos ter pelos outros, e pensemos também como podemos servi-los melhor, as outras pessoas. Porque isto Jesus quis de nós”, ensinou o papa jesuíta.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE