quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Vacinação contra gripe será liberada em Mato Grosso após o dia 12

PUBLICIDADE

Ministério da Saúde anunciou que vacinação contra gripe estará liberada para toda a população na próxima segunda-feira (5), pois ainda possui dez milhões de doses. Porém, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a medida será válida em Mato Grosso só a partir do dia 12, devido à prorrogação da campanha para o grupo prioritário feita até o dia 9 e pelo fato do Estado não ter atingido a meta estipulada (90%). No país, apenas o Amapá atingiu a meta e a campanha também seguiria até o dia 9.

 Já a Secretaria de Saúde de Cuiabá disse que manterá a vacinação somente para o grupo prioritário e não havia recebido qualquer notificação do Ministério da Saúde.

Ontem à tarde, o ministro Ricardo Barros informou que estados e municípios serão orientados a ofertar a vacina para todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões de doses.

Em Mato Grosso, 678.429 pessoas compõem o grupo prioritário, mas só 465.377 foram vacinadas até agora, ou seja, 70,15%. Só 3 estados estão com coberturas menores. A meta inicial era vacinar 90% do público prioritário, porém, diante da baixa procura nos postos de saúde, a campanha foi prorrogada.

A secretaria informou que para o Estado foram disponibilizadas 850 mil doses da vacina contra a influenza. Até o dia 9, apenas pessoas que se encaixam nos grupos prioritários (idosos, crianças até 6 anos, indígenas, gestantes, puérperas, profissionais do sistema penitenciário e da saúde e reeducandos) poderão ser vacinados. Ressaltou ainda que apesar da recomendação do Ministério da Saúde, só a partir do dia 12 os municípios terão autonomia para decidir se continuam a campanha ou se abrem a vacinação.

Até o momento, na capital 60,25% das pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas. Das crianças 43,79% vacinaram, dos trabalhadores da saúde 55,91%, das gestantes 44,93%, puérperas 70,28% e idosos 76,34%. A vacina demora 15 dias para fazer efeito, por isso o Ministério da Saúde planeja a campanha antes do inverno, período de maior circulação dos vírus da influenza.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE