quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: unidade de saúde oferece testes rápidos para hepatites B e C

PUBLICIDADE

O Serviço de Assistência Especializada (SAE ) promove na segunda (14) e terça feira (15) uma campanha de testes rápidos para detecção dos vírus de hepatite  tipo B e C. A ação será na própria unidade, que fica na avenida Porto Alegre, no centro, ao lado da UPA.

Os testes são gratuitos e serão realizados no período da manhã, no horário das 7h às 10h30. O teste rápido é feito na hora e o paciente recebe o resultado em cerca de 20 minutos. Os interessados em realizar o teste, devem apresentar o cartão SUS e um documento com foto.

A hepatite do tipo B é uma doença infecciosa, também chamada de soro-homóloga. Como na maioria dos casos a doença não apresenta sintomas, é necessário o teste para identificação e controle da doença.

A hepatite C é uma inflamação do fígado causada por um vírus, denominado "vírus da hepatite C" (HCV). Quando não adequadamente tratada pode se tornar crônica e levar à cirrose. A maioria dos pacientes portadores de hepatite C permanecem assintomáticos por muitos anos, sem saber que estão infectados com o vírus. Para hepatite tipo C não há vacina, mas a patologia pode ser curada.

Na maioria dos casos, os sintomas não aparecem e, quando ocorrem, pode ser um sinal de que a doença está na fase crônica. Os sintomas mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, por isso a importância de fazer o teste, “é importante ressaltar  que toda  pessoa que  já tenha tido relação sexual sem camisinha e se expôs ao risco  pode estar infectada pelo vírus. Por isso é de suma importância a realização do teste o quanto antes. Os dois tipos de Hepatite B e C tem tratamento e o paciente leva uma vida normal”, ressalta a enfermeira, Clarice Nericke.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE