sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: exames confirmam que professora morreu infectada pelo vírus H1N1

PUBLICIDADE

O secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Devanil Barbosa, confirmou, em entrevista coletiva que deu positivo para a influenza tipo H1N1, o exame realizado na professora Camila Ramos de Souza, de 29 anos, que morreu no último dia 15, no hospital regional.

“Tínhamos essa suspeita e desde o começo adotamos uma linha de prevenção. Visando fechar nossa rede de atendimento para a proliferação do vírus, já fizemos um processo de protocolo de treinamento, com um médico infectologista, que sanou todas as dúvidas dos nossos profissionais da rede pública de saúde. Então, desde o começo, transformamos a suspeita em medidas protetivas para a nossa população”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Barbosa, outra ação imediata foi a abertura das Unidades de Saúde da Família na próxima segunda-feira, alterando o decreto que estabelece o ponto facultativo para o dia 30.

“Buscando fazer com que a população se sinta mais segura, estaremos na segunda-feira em todos os PSF’s, mas sabemos que o principal método de prevenção ainda é a vacina. Por isso estamos indo, juntamente com o prefeito Ari Lafin, manhã (26) para Cuiabá buscar fortalecer, junto ao Ministério da Saúde, o pedido de liberação de mais vacinas para o nosso município. Temos que buscar soluções junto ao Estado, principalmente para os nossos 14 mil moradores que estão incluídos nos grupos de risco”, frisou Devanil.

Os critérios do Ministério da saúde priorizam idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES), essa é a terceira morte confirmada por influenza em Mato Grosso. A primeira por gripe influenza A, ocorreu em Cuiabá, já a segunda, por gripe influenza B, foi em Tangará da Serra.

A SES informa ainda que deverá receber nesta semana mais um lote da vacina contra a Influenza, com 76 mil doses. Com essa nova entrega por parte do Ministério da Saúde, subirá para 449 mil doses, sendo que o Estado espera receber um total de 850 mil vacinas.

(Atualizada às 17h55)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE