sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso está em estado de alerta para dengue, zika e chikungunya

PUBLICIDADE

O número de larvas do Aedes Aegypt aumentou 100%, nas últimas três semanas. O Departamento de Vigilância em Saúde aponta que o último levantamento de índice rápido havia apontado um índice de 1,3% e o quinto ciclo, fechado em 31 de outubro, apontou índice de 0,86%. Este mês, na primeira semana do sexto ciclo, subiu para 1,6%, na segunda para 2,39% e na terceira para 3,21%, apresentando uma média de 2,91%. No ano, a média chega a 2,14%. O índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.

O Ministério da Saúde já sinalizou para Sorriso a implantação de unidades sentinelas, dada a divulgação das pesquisas ligando os casos de gestantes que contraíram zika no primeiro trimestre da gravidez e os bebês nasceram portadores de microcefalia. No Estado, doze casos estão sendo analisados.

A coordenadora do departamento, Sílvia Fleming, explica que a equipe já está se organizando para a formação das unidades sentinelas. As unidades sentinelas servirão como ponto de base para coleta de materiais e encaminhamento para exames laboratoriais e diagnóstico rápido no caso da zika e também para notificação e futuro bloqueio de áreas de risco.

Sílvia reforça a orientação para que as pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika, devem ir às unidades de saúde para tratamento e notificação. Somente após a notificação será feito bloqueio para eliminar focos do mosquito transmissor.

A coordenadora salienta que é necessária a participação de toda a população no combate ao mosquito transmissor e na eliminação de larvas. “Precisamos evitar criadouros, eliminar qualquer recipiente do quintal que possa vir a ser um criadouro, manter o terreno limpo é responsabilidade de todos”, pontua. É necessária a remoção de todo e qualquer recipiente que possa servir de criadouro do mosquito aedes aegypti, comuns em lixo, brinquedos, vasos de flor, baldes, tanques, dispostos nos terrenos das residências.

Denúncias de possíveis focos, bem como a solicitação de visitas adicionais às de rotina, confirmação da identidade dos agentes de endemias podem e devem ser feitas pelos telefones 0800 647 4707, informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE