sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sobe para 102 o número de casos suspeitos de influenza em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, registrou aumento no número de notificação de casos suspeitos da influenza em Mato Grosso de 56 para 102 no período de uma semana, praticamente o dobro em relação ao último boletim. Estes dados estão no boletim divulgado hoje.

Das notificações, 15 são óbitos, o que corresponde a 14,7% do total de casos suspeitos. Um foi confirmado como gripe influenza A não subtipado (6,6%), outros por influenza A por H1N1 (6,6%), e o terceiro por influenza B (6,6%), 6 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificado (40%) e 7 óbitos (46,6%) estão sob investigação.

Os casos suspeitos são investigados pelo LACEN que é o Laboratório Público Central do Estado e os resultados devem ser divulgados em até 28 dias.

Conforme Só Notícias já informou, a morte por influenza tipo H1N1, foi da professora Camila Ramos de Souza, de 29 anos, que morreu no último dia 15, no hospital regional em Sorrisso. O caso foi confirmado na quarta-feira pelo secretário de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa. “Tínhamos essa suspeita e desde o começo adotamos uma linha de prevenção. Visando fechar nossa rede de atendimento para a proliferação do vírus, já fizemos um processo de protocolo de treinamento, com um médico infectologista, que sanou todas as dúvidas dos nossos profissionais da rede pública de saúde. Então, desde o começo, transformamos a suspeita em medidas protetivas para a nossa população”, afirmou, anteriormente.

Alessandra Moraes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES, lembra que devem ser vacinadas prioritariamente pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os profissionais de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade, além dos funcionários do sistema prisional.

O boletim epidemiológico desta sexta-feira (27) comunica ainda a chegada de mais 76 mil doses de vacina e a previsão de um novo lote com 42 mil doses para hoje, até o fim do dia. Com essas novas remessas por parte do Ministério da Saúde sobe para 52% o quantitativo de vacina recebida, que representa 439 mil doses, sendo que o Estado precisa de um total de 850 mil doses.

A distribuição das novas doses já está sendo feita pela Vigilância Epidemiológica, principalmente para os municípios que receberam de forma parcial. Os municípios que compõem as Regionais de Saúde de Porto Alegre do Norte e de São Félix do Araguaia e os municípios da Baixada Cuiabana receberam 100% das doses, informou Alessandra Moraes, coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Estado.

A campanha começou dia 23 de abril e terminará no dia 1º de junho, com o dia D em 12 de maio, e não será prorrogada, informou o Ministério da Saúde. A vacina contra gripe é segura e salva vidas. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE