quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop desenvolve projeto em unidades básicas de saúde com alimentação saudável e emagrecimento

PUBLICIDADE

A prefeitura está desenvolvendo o "Viva Leve" que busca proporcionar alimentação saudável voltando a atenção para um público com obesidade e comorbidade associados e abrange as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no Primaveras, Boas Esperança e Gente Feliz. De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto, a nutricionista Ezineide de Jesus Morbach, são aproximadamente de três a quatro meses de acompanhamento nutricional, seguidos de exercícios físicos, avaliação física e de exames, antropometria, com acompanhamento de profissional da área, apoio psicológico, diversas palestras e aulas nutricionais com sugestões e orientações de como preparar uma alimentação saudável.

A prefeita Rosana Martinelli disse, através da assessoria, que são medidas preventivas que refletem, inclusive, em economia para o setor. "A saúde é feita de prevenção. O combate ao mosquito da dengue, por exemplo, é ação preventiva para que os postos de saúde e os leitos hospitalares não superlotem com pessoas doentes que perdem dias de trabalho, sobrecarregam as unidades e têm que gastar com remédios. Os casos da saúde alimentar, da comorbidade e obesidade não são diferentes. A pessoa que pode se livrar da diabetes, por exemplo, só mudando os hábitos alimentares, vai ser mais saudável e, certamente, mais feliz", compara.

Outro projeto é o "Saúde na Mesa" que, através de grupos, trabalha a reeducação alimentar para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis relacionadas com hábitos alimentares inadequados, como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e excesso de peso. O atendimento às pessoas interessadas em participar do projeto é feito na UBS Primaveras, UBS Boa Esperança e UBS Gente Feliz, no período da tarde, às segundas, quartas e quintas-feiras.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...
PUBLICIDADE