sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: câmara aprova programa Residência Médica que pode reduzir falta de profissionais na rede pública

PUBLICIDADE

Os vereadores sinopenses aprovaram, na sessão desta segunda-feira, o projeto de Lei do executivo, criando o Programa de
Residência Médica com pagamento de bolsa aos profissionais em formação. O projeto entrou extrapauta, a pedido do líder do prefeito Francisco Specian Júnior (PMDB). Os relatores das comissões permanentes deram parecer verbal. Ele foi votado em primeira e única votação.

Serão abertas 10 vagas para residentes do primeiro ano e 10 vagas para o segundo ano. O valor da bolsa de cada um será de R$ 8 mil mensais e a carga horária de 60 h semanais, além de benefícios como 13º salário e encargos sociais.

O vereador Specian explicou que estes médicos colaram grau, porém precisam de um período dentro das unidades de saúde, atuando durante 2 anos, sendo auxiliados pelos médicos que atuam na saúde pública em Sinop.

O Preceptor fará a coordenação de toda atividade dos médicos residentes, com instruções e avaliando os procedimentos dos
estudantes, garantindo segurança para a população que estará sendo atendida. A lei aprovada prevê que até 14 preceptores “médicos professores” sejam contratados e cada um, acompanhará 3 residentes. Eles irão atuar além da sua jornada semanal, recebendo uma gratificação por desempenhar a função.

“Será feito um processo seletivo entre os residentes inscritos. Os aprovados serão colocados no quadro funcional nos postos de saúde e UPA. O período é de dois anos. Sinop já está inscrita no processo de seleção para residência”, justificou.

Ainda segundo ele, no ano que vem deverão ser 10 vagas, dobrando em 2017. Com a vinda destes residentes, o municipio corrige alguns deficit de profissionais. A tendência é que muitos deles, após a conclusão, possam ficar em Sinop.

A UFMT em Sinop tem previsão de formar a primeira turma de medicina em 2017.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE