quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: 19 centros municipais de Educação terão programa que fortalece prevenção à cárie

PUBLICIDADE

A gestão da prefeita Rosana Martinelli definiu que os 19 Centros Municipais de Educação Infantil, que atendem crianças com até 5 anos, serão contemplados, este ano, pelo projeto “Boca Saudável, Dente Feliz” que contém ações envolvendo o ambiente educacional, a família, crianças e dentistas para atuar preventivamente no combate à cárie. Em dois anos, as medidas proporcionaram redução de 1,5 para 0,5 a lesão de cárie por criança, com faixa etária de 4 anos, no primero centro onde foi implantado, o Toda Gente.

A coordenadora do projeto, Silvinha Demartini Lermen detalhou que que o programa não se limita a oferecer instruções sobre a correta escovação dos dentes e uso de fio dental. ​"É fazer os pais entenderem a importância da prevenção da doença cárie e não esperar que ela aconteça na criança para depois levá-la ao dentista já em situação de dor. Principal foco é a prevenção, justamente fazendo atendimento às crianças da rede pública".

Além das crianças, os professores são orientados de como proceder em salas de aula e as famílias para assegurar que os hábitos saudáveis ensinados em sala de aula continuem nos lares. “A maior parte das pessoas acha que a saúde bucal se resume apenas a escovar os dentes e não. A alimentação saudável também colabora muito com isso. Muitas vezes, as mães relatam que escovam os dentes do filho três vezes por dia. Mas a criança tem livre demanda de pirulito, chiclete, bala, bolacha recheada. Se ela tem a livre demanda, as três escovações não são suficientes", acrescenta a coordenadora. "É a prevenção que vai promover o bem estar das crianças, que não fará com que o pai tenha que acordar no meio da noite para dar remédio para o filho, fará a criança conseguir mastigar melhor os alimentos e ter dentes permanentes mais saudáveis depois", concluiu.

A informação é da assessoria da prefeitura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE