terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretário prevê em breve convênio entre secretaria e consórcios de saúde na região do Vale do Arinos

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio, visitou os municípios de Juara e Juína, ontem, com o objetivo de conhecer as demandas da região do Vale do Arinos e do Juruena e entender como o governo pode melhorar o atendimento à população regionalizando a saúde. Futuramente, o Estado e os Consórcios Intermunicipais da região poderão firmar convênios.

Acompanhado de equipe técnica, Bertúlio afirmou que é fundamental levar o máximo de informações para poder discutir dentro da Secretaria uma resposta à proposta apresentada pelo Consórcio na semana passada. “Fizemos uma análise preliminar, mas a vinda aqui é fundamental. Vamos também para Juína porque queremos atender, dentro de um mesmo contexto, esta região que foi desguarnecida dos serviços do Estado por muito tempo e que merece uma atenção diferenciada”.

Pela manhã, o secretário visitou o Posto de Assistência Médica (PAM) de Juara, onde conheceu a estrutura da unidade e os serviços oferecidos na área ambulatorial. Bertúlio questionou a estrutura da atenção básica no município e propôs a implantação de mais duas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) no local onde atualmente funciona o PAM para aumentar a cobertura da atenção básica. “Estamos pensando na organização e na lógica da rede de serviços como um todo. Uma ideia é levar o serviço oferecido no PAM para dentro da UPA. Se isso acontecer, o prédio onde funciona o PAM poderá ser transformado em duas equipes de PSF, aumentando assim a cobertura de atenção básica”.

De acordo com o secretário, já existe mais um PSF em processo de habilitação e outro em fase de construção, que deve ficar pronto nos próximos cinco meses. “Nesta perspectiva teremos mais quatro unidades de PSF, sendo que hoje já existem cinco, além de habilitar mais uma para a área rural. Esta é lógica de organização de rede que nos norteia, porque se a atenção básica for resolutiva nós diminuímos as demandas que são encaminhadas para o serviço hospitalar”.

Em seguida, ele juntamente com o prefeito de Juara, Edson Piovesan, e representantes dos municípios da região, visitaram o Hospital Municipal de Juara “Elidia Maschietto Santillo”. O Hospital possui 34 leitos e atende quatro municípios da região do Vale do Arino: Juara, Tabaporã, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte. O Hospital atende clínica médica, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e cirurgia geral.

O secretário ainda se reuniu no Escritório Regional de Saúde com representantes dos municípios e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Arinos, para discutir como seria o convênio com o Estado. Bertúlio solicitou que os municípios detalhem em um documento as prioridades emergenciais da região. “O tempo de descaso do governo com esta região e com o Estado como um todo acabou. Desde o dia 1º de janeiro essa gestão tem como prioridade a Saúde. O que precisamos fazer é construir um plano de trabalho que demonstre de forma quantitativa e qualitativa o que vai ser prestado, a que custo vai ser prestado e como a população será beneficiada com esse serviço”.

Ele ainda explicou que este processo já está sendo realizado em várias regiões e é uma forma de garantir a participação dos gestores municipais na discussão sobre as adversidades existentes e em como enfrentá-las, com o Estado participando diretamente do processo. "O Estado não está em momento nenhum deixando isso para os gestores municipais. Ele quer fazer essa gestão junto e dar autonomia dentro de um plano operativo que vai nortear essa relação contratual com o Estado e com o Consórcio".

Para o prefeito de Juara, Edson Piovesan, a ida do secretário ao município e região já é um sinal de avanço na saúde. “Com o consórcio assumindo o hospital municipal e fazendo as melhoras discutidas com o secretário, com certeza teremos um avanço significativo na saúde da região. A visita do secretário é importante e o resultado dessa visita será mais importante ainda”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE