sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria confirma que meninos também vão ser vacinados contra HPV em Sinop

PUBLICIDADE

 Meninos de 12 a 13 anos também podem ser vacinados contra o vírus do HPV e a secretaria municipal de Saúde definiu novo calendário de vacinação, que já vem com mudanças de imunização por faixa etária. O cronograma prevê que a faixa etária seja ampliada gradativamente, ou seja, que até 2020, a vacina esteja disponível, no Sistema Único de Saúde, para meninos de 9 a 13 anos. O recomendável, ou seja, esquema vacinal, é que o adolescente receba duas doses da vacina com intervalo de seis meses cada.

A vacina, que antes era disponibilizada apenas para meninas e que serve para prevenir contra o câncer de colo de útero e vulva, passa a ser estendida aos meninos pois, segundo o Ministério da Saúde, essa medida contribuirá, também, para a diminuição da circulação do vírus na população, o que, consequentemente, beneficia as mulheres.

A coordenadora de vacinas da secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que a vacina protegerá os meninos em outras patologias associadas ao vírus, como o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas relacionados ao HPV. A informação é da assessoria.

 

Homens portadores de HVI,com idade compreendida entre 09 e 26 anos, também poderão receber a vacina. Antes, esse benefício do SUS era facultado apenas às mulheres dessa faixa etária. No caso desse público, o recomendável é de três doses.

 

A mudança prevê, ainda, que, a partir desse ano, as meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão receber a dose.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE