sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Saúde intensifica ações contra DST/AIDS em Cuiabá

PUBLICIDADE

As Secretarias de Saúde e Assistência Social, e o Conselho Municipal da Diversidade Sexual de Cuiabá (CMADS) realizaram hoje, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, uma ação de conscientização na Praça Alencastro.  Técnicos estarão orientaram a  população sobre a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV/AIDS e tuberculose, sobre o uso de preservativo masculino e feminino, além de aferir a pressão arterial e glicemia.

A coordenadora do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Maria Caroline Peres Gallo Lopes, explicou que o foco da ação é a prevenção e, nesse sentido, durante toda esta semana, em unidades de saúde da capital e outros locais, várias ações estarão  sendo realizadas.

A ação na Praça Alencastro teve início às 9 h com distribuição de kits com camisinhas e informativos sobre como se prevenir em relação ao HIV/AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s).Segundo informou Maria Caroline Peres Gallo Lopes, em torno de 1.050 pessoas receberam atendimento e orientação.

Durante todo o dia, no coreto da praça, os técnicos passaram informações e orientações sobre como se prevenir das  DST´s, com materiais e fazendo um bate-papo com a população para esclarecer dúvidas sobre a prevenção do HIV/AIDS.

Profissionais da saúde da Atenção Básica também participaram da ação aferindo a Pressão Arterial  e realizando o teste de glicemia.

Na abertura do evento o secretario adjunto de Assistência, Daoud Mohd Khamis Abdallah, falou sobre a necessidade de fortalecer as parcerias nas ações a fim de que essas orientações possam chegar a um público cada vez maior.

“A situação preocupa e precisamos conscientizar nossos jovens porque, o que vemos hoje  é uma população cada vez mais jovem se contaminando. A conscientização é fundamental e estamos intensificando ações como essas, junto com nossos parceiros, para podermos ampliar o alcance dessas iniciativas beneficiando um maior número de pessoas”, destacou o secretario adjunto.

O presidente do CMADS, Valdomiro Arruda, disse que o evento pretende  atingir especialmente os jovens  entre os  17 aos 39 anos , faixa etária em que mais se registram casos da doença.

“Queremos que os jovens se conscientizem que o uso da camisinha ainda é o melhor método de prevenção”, destacou ele lembrando que os trabalhos realizados em parceria e com as organizações não governamentais tem sido fundamentais nessas iniciativas.  

A coordenadora do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Maria Caroline Peres Gallo Lopes, falou sobre as ações desenvolvidas nas unidades da rede pública de saúde e destacou o número de novos casos que vem sendo registrados da AIDS. “Por isso nosso foco nesta ação  é a prevenção. Temos que ter em mente que em qualquer situação de risco como um ato sexual desprotegido ou  o compartilhamento de agulhas, sem os devidos cuidados, estamos sujeitos a uma contaminação”.

Também participou da abertura da ação o presidente da ONG Livermente,  Alex Sander Virgulino da Silva. Para ele, ações como estas precisam ser  levadas para as escolas e universidades.

Programação

Marcando o dia Mundial de Luta contra a AIDS, durante toda a semana, nas Policlínicas, tanto no ambulatório quanto no Pronto-atendimento,  estarão acontecendo palestras  educativas a respeito da prevenção das infecções Sexualmente transmissíveis HIV/AIDS.

Nesta quarta e quinta-feira  (2 e 3), no Ambulatório da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), será disponibilizado o teste rápido para os alunos. Uma equipe ficará no local, à disposição para esclarecimento sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e prevenção do HIV/AIDS.

Também durante a semana, estará sendo realizada capacitação para os  profissionais da Rede de Saúde.

As assistentes sociais Rosiane Fátima Brandão Laranja e Dayanne dos Santos Silva, da equipe do Planejamento Familiar, da Atenção Secundária de Saúde junto com o Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais e parceiros estarão realizando capacitação com as equipes das maternidades da Rede Cegonha sobre o "Protocolo de Atendimento às Gestantes vivendo com HIV/AIDS.

Ação já realizada

No último  sábado (28/11), o Programa DST/AIDS realizou mais de 50 Testes Rápidos, na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Dr. Fábio. Nessa unidade o trabalho foi realizado pelos enfermeiros Willians Blanck e Linikênnya que também orientaram a população a respeito da Prevenção de IST´s (infecções sexualmente transmissíveis).

Serviço disponível

O teste rápido, utilizado para triagem de Sífilis, Hepatite B e C e diagnóstico para HIV está disponível na rede de Saúde SUS em Cuiabá.  O resultado fica pronto em menos de 20 minutos e o paciente é pré-aconselhado, antes do teste, e pós-aconselhado, após o teste.

Esse teste é ofertado a toda a população, nos Centro de Testagem e Aconselhamento e nos  ambulatórios das Policlínicas, no horário comercial das 08:00 h às 16:30 h, de segunda a sexta-feira.

O usuário tem disponível também o Serviço de Assistência Especializado (SAE) de nível ambulatorial. Essa unidade atende a aproximadamente 3.000 pacientes cadastrados. Nela são realizados tratamento para  as infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), HIV/AIDS e Hepatites Virais. A equipe é  multiprofissional,  e realiza consultas e exames especializados:

Números

Segundo os dados do SAE, no último mês de setembro foram registrados  57 novos casos de HIV, em outubro 28 e em novembro 26, na faixa etária dos 17 aos 39 anos.

Hoje, em Cuiabá, 82 crianças estão  em tratamento ambulatorial ( controle de 24 meses), sendo 11 crianças já diagnosticadas e vivendo com HIV.  

No último mês de novembro, 1924 pacientes estavam cadastrados no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom), do Ministério da Saúde. Esses pacientes fazem tratamento com o uso de ati-retrovirais. Outros 207 pacientes estão cadastrados e fazem tratamento para Hepatites Virais. Esses pacientes estão na faixa etária dos 13 aos 68 anos. 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE