sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Primeira semana de vacina contra a influenza em Mato Grosso só atingiu 3,6% do público-alvo

PUBLICIDADE

Balanço da primeira semana de vacinação da influenza aponta que Mato Grosso vacinou apenas 3,6% do público alvo. Os dados do Ministério da Saúde destacam que no Estado compõem o grupo prioritário 666.364 pessoas, sendo 24.019 imunizadas até agora. Até 27 de abril, cerca de 4,7 milhões de pessoas foram vacinadas em todo o país.

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até 1º de junho. Dessas, 43 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Nesta primeira semana de vacinação, 9% (3,9 milhões) dessa população recebeu a vacina contra gripe. O estado com maior cobertura vacinal até o momento é Goiás, que vacinou 53,8% do estimado.

A última remessa de vacina para Mato Grosso foi recebida na semana passada. Chegaram mais 42 mil doses. Com isso a Secretaria de Estado de Saúde confirma que sobe para 52% o quantitativo de vacina recebida, que representa 439 mil doses, sendo que o Estado precisa de um total de 850 mil doses. A pasta ressalta que a distribuição das doses é feita pela Vigilância Epidemiológica na medida em que são recebidas do Ministério da Saúde. Já a aplicação nos postos deve retomar amanhã (02), após o feriado prolongado.

A dica da SES é que a população adote medidas de prevenção, como lavar as mãos com frequência, evitar locais aglomerados ou fechados, evitar contato direto com pessoas com sintomas da doença.

Último boletim epidemiológico da influenza apontou aumento nos registros em Mato Grosso. De 56, as notificações subiram para 102. Destas, foram 15 óbitos, um confirmado como gripe influenza A não subtipado, um por influenza A por H1N1, um por influenza B, 6 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificado e 6 seguem em investigação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE