sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministério da Saúde descarta caso de febre amarela em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Em boletim divulgado ontem, o Ministério da Saúde descartou o caso suspeito de febre amarela em Mato Grosso, que havia sido registrado entre julho de 2017 e janeiro deste ano. Em nota emitida no último dia 7, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), informou que a notificação de febre amarela que constava no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) em 2016, referente a um paciente de 70 anos, do município de Comodoro, foi indevidamente confirmada.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica da SES, o paciente viajou ao estado de Minas Gerais e após 30 dias de seu retorno, os sintomas iniciaram e ele procurou atendimento médico no referido município. Diante dos sintomas apresentados houve suspeitas e para confirmação foram coletadas amostras para os seguintes exames: hantavírus, arbovírus, histoplasmose, aspergilose, leptospirose e febre mayaro.

O paciente ficou hospitalizado, recebendo atendimento e antes que fossem processados todos os exames, o mesmo veio a óbito. Dentre os procedimentos realizados o único que apresentou resultado positivo foi o de arbovírus com agente etiológico flavivírus. Com esse resultado positivo, a amostra foi testada especificamente para febre amarela IgM e o resultado foi recebido no dia 09 de janeiro do ano passado como não reagente.

A área técnica da SES, então, entrou em contato com o Escritório Regional de Saúde de Pontes Lacerda e com o município de Comodoro informando o resultado e orientando que a ficha fosse descartada do Sinan. No dia 25 de abril, as informações foram repassadas ao Ministério da Saúde, ao Controle de Operações Emergenciais em Saúde.

A Vigilância Epidemiológica informa à população que não há motivos para alarde em Mato Grosso. Porém orienta que todas as pessoas devem manter o cartão de vacina atualizado. As vacinas estão disponíveis gratuitamente na rede básica de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, no período de monitoramento – de 1º de julho de 2017 a 28 de fevereiro de 2018 – foram confirmados 723 casos de febre amarela no país, sendo que 237 pessoas vieram a óbito.

Ao todo, foram notificados 2.867 casos suspeitos, sendo que 1.359 foram descartados e 785 permanecem em investigação neste período. De julho de 2016 até 28 fevereiro de 2017 foram confirmados 576 casos e 184 mortes registradas. As informações são da assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE