sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso teve 85 mortes por gripe ano passado, aponta ministério

PUBLICIDADE

Mato Grosso teve 85 mortes devido a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que é considerada o tipo mais graves de gripe. Durante todo o ano passado, foram registrados 496 casos. Sobre o H1N1 o levantamento epidemiológico, do Ministério da Saúde, divulgado recentemente, aponta 68 casos e 17 mortes.

De acordo com a médica infectologista, Zamara Brandão Ribeiro, os casos de gripe são mais frequentes no período seco, mas apesar de estarmos na época de chuvas, sempre é importante ficar atento para não contrair a doença em qualquer momento do ano. A médica disse que as pessoas precisam diferenciar o resfriado de gripe. Ela explica que o resfriado é mais ameno, o paciente fica com o nariz entupido, coriza, tosse e espirros e não apresenta febre.

Já a gripe é causada pelo vírus influenza e os sintomas são mais intensos, as pessoas normalmente ficam debilitado, com dores de cabeça, garganta nos músculos e nas articulações e pode ter febre de 38°C. Como tratamento nos dois casos é indicado o uso de medicamento como analgésico e descongestionante nasal para aliviar os sintomas. Não é recomendado antibiótico.

Como a gripe deixa o paciente mais fraco, o ideal é fazer repouso, tomar bastante líquido e melhorar a imunidade para evitar infecções bacterianas como pneumonia, sinusite e rinite.

Idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas imunossuprimidas (diabéticos, com doenças no pulmão e no coração, HIV) e mulheres que tiveram bebê recentemente são os mais propensos a desenvolver gripe.

A infectologista orienta que o quadro viral durante de 7 a 10 dias e o período mais crítico acontece no terceiro e quarto dias. Caso permaneça os fortes sintomas procurar uma unidade de saúde mais próxima.

Para evitar a contaminação do vírus influenza, é importante estar com o cartão de vacinação em dia, evitar lugares fechados e que estejam com muita gente, lavar sempre as mãos com água e sabão, usar lenço de papel e não de pano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE