sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 60 casos de hanseníase são identificados em Sorriso

PUBLICIDADE

De janeiro até agora, os profissionais da saúde de Sorriso identificaram 65 novos casos de hanseníase e a secretaria de Saúde está atendendo 103 pacientes que foram diagnosticados com doença. Em Sorriso, não há um centro específico para tratamento.

Desde dezembro, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram por capacitação de identificação dos sintomas da doença. Nos próximos dias a capacitação será feita para agentes comunitários de saúde.  O teste nos pacientes são feitos nos postos de saúde do município.

A hanseníase é uma doença infecciosa que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. O tratamento é gratuito e dura de 1 a 2 anos, dependendo do estágio da doença. 

Em Sinop, segundo a secretaria de Saúde, só neste ano já foram diagnosticados 102 novos casos de hanseníase e aproximadamente 1.200 pacientes fazem tratamento. Este mês, foi inaugurado o novo Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose foi inaugurado. Conforme Só Notícias já informou, também foi ampliado de 1 para 4 médicos que farão o atendimento. A unidade foi instalada no centro da cidade, na antiga UBS Scholtão. Possui três consultórios médicos e um consultório de enfermagem para atender além de Sinop, pacientes de mais 13 municípios da região.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE