quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 200 mil crianças devem ser imunizadas contra poliomielite e sarampo em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Em Mato Grosso, a meta é imunizar 202.216 crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias, contra a poliomielite e o sarampo. A campanha nacional de vacinação será realizada entre os dias 6 a 31 de agosto. Em todo o país 11,2 milhões de crianças devem receber as doses.

O dia D de divulgação e mobilização nacional será no dia 18 de agosto. De acordo com Thiago Nunes Rondon, gerente de Vigilância em Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal.  Para tanto, o Estado já recebeu 100% dos lotes de vacinas contra a poliomielite e 50% dos lotes da tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Rondon informa que a SES já está encaminhando aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) as vacinas e a expectativa é que outros 50% que ainda faltam cheguem na próxima semana de forma que todos os postos de saúde estejam abastecidos antes do início da campanha.

A campanha visa manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, evitando a reintrodução do vírus, e vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

Conforme Só Notícias já informou, a secretaria estadual de Saúde confirmou dois casos de sarampo no município de Guarantã do Norte, sendo uma mulher, de 30, e um homem, de 31 anos. Desde 1999 não eram registrados casos da doença em Mato Grosso.

Após a confirmação dos casos, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Estadual, Alessandra Moraes, disse que investigações estão em andamento para saber se essas pessoas contraíram o vírus em Mato Grosso ou Amazonas e Roraima, que já registraram centenas de casos de sarampo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE