quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde já conta com vacinas contra HPV para meninos

PUBLICIDADE

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo, informou que os pais com filhos na faixa etária de 12 a 13 anos podem procurar as unidades de saúde para vacinação contra HPV. “A vacina está disponível em todas as unidades de atenção básica do município. A vacina já existe para as meninas e agora foi introduzido no calendário de vacinação dos meninos também como forma de aumentar a prevenção do câncer causado pelo HPV”.

A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017. A faixa etária da vacinação será ampliada gradualmente até 2020, quando a vacina estará disponível para meninos de 9 a 13 anos. A expectativa de vacinação em Lucas do Rio Verde não foi divulgada.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

A vacina disponibilizada para os meninos será a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer mais frequente no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal são atribuíveis à infecção pelo HPV.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE