quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Empresário diz que campanha para aumentar doadores de medula óssea rompeu barreiras em Sinop

PUBLICIDADE

O empresário sinopense Guilherme César Ferraz avaliou que a campanha para aumentar o número de doadores de medula óssea rompeu barreiras e superou as expectativas dos organizadores. A coleta ocorreu entre os dias 30 do mês passado até o dia 2 deste mês, na Fasipe. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) disponibilizou dois mil kits para triagem, coleta, cadastramento e habilitação de novos doadores. Todos os dados coletados foram encaminhados para o banco de Registro Nacional de Doadores de Medula (REDOME).

“Atingimos a meta e conseguimos superá-la. Ocorreu dentro do planejamento e superou nossas expectativas. Rompemos barreiras e paradigmas. Sinop ficará rotulada como a cidade organizada da campanha [de coleta de medula óssea]. O fator principal é que conseguimos semear a semente e o significado de doar, que é o mais importante. Ficamos muitos felizes com a participação direta da sociedade. Estamos com sentimento de humanização”.

O movimento iniciou após Guilherme ser diagnosticado com Mielo Fibrase Primária [um tipo raro de leucemia]. Encontrar um doador acometível, fazer o transplante de medula é o único tratamento e cura. “A possibilidade de encontrar um doador compatível com o meu problema é mínimo em Sinop. Porém, só de saber que estamos ajudado outras milhares de pessoas pelos país encontrar uma luz é satisfatório. A partir de agora poderemos dar continuidade em outras ações. Todos estão comprometidos e a sociedade fazendo questão de participar. Todos foram bem atendidos de foram extremamente organizados".

Ferraz destacou que a campanha renovou as suas esperanças de encontrar um doador. “A esperança dobrou agora. Pensamos que tudo isso é um reflexo que vai retornar de uma forma muito positiva. Acredito que a minha vitória está muito perto. Espero muito em breve comunicar que encontrei o meu ‘anjo’. Minha esperança é muito maior”.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o transplante de medula óssea é o tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia aguda; leucemia mieloide crônica; leucemia mielomonocítica crônica; linfomas ; anemias graves; anemias congênitas; hemoglobinopatias entre outras.

O transplante consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois morrem em colisão entre caminhões e carreta na BR-163 em Nova Mutum

O acidente envolvendo dois caminhões VW brancos e uma...

Juara vai definir empresa para implementação de monitoramento urbano

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...
PUBLICIDADE