quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Designer de Sinop participa do desenvolvimento da primeira prótese facial humana com o auxílio de impressão 3D

PUBLICIDADE

O designer sinpense Cicero Moraes participou do desenvolvimento da sua primeira prótese facial para humanos impressa em 3D. O molde foi criado através de fotografias registradas por smartphone e convertidas em 3D a partir de fotogrametria online. Todo o processo de fabricação custa vinte vezes menos que as tradicionais. Ele fez parte da equipe de especialistas da Universidade Paulista, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (ambos de São Paulo) e da Universidade de Illinois, em Chicago.

A prótese foi implantada em um homem que teve uma deformidade causada pelo câncer. O paciente foi voluntário do projeto das universidades. Todo processo cirúrgico e reabilitação foi feito pelos especialistas Rodrigo Salazar, 
Rose Mary Seelaus, Jorge Vicente Lopes da Silva, Crystianne Seignemartin, Joaquim Piras de Oliveira e Luciano Dib.

“Foi uma experiência demasiadamente gratificante. Principalmente quando me enviaram o vídeo do paciente ao receber a prótese. Quando trabalhamos no computador focamos tanto nos desafios técnicos, que esquecemos por vezes que estamos trabalhando com algo que vai repercutir psicologicamente nas pessoas. Sinto-me extremamente honrado por fazer parte desse projeto e poder ajudar as pessoas, com uma tecnologia acessível e robusta, nascida de um trabalho em equipe e de muito, estudo, que obviamente tem muito que se desenvolver”, disse, Moraes, ao Só Notícias.

O processo consiste em espelhar e suprir a estrutura faltante, utilizando o completo da face como parâmetro. Através de um cálculo booleano os excessos da parte espelhada são excluídos, resultando em uma prótese digital que se encaixa na região com deformidade do paciente.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esposa e quatro réus são condenados em júri popular por homicídio qualificado em MT

O Ministério Público informou, hoje, que os réus Nathalia...

Edital de convocação 001/2024 Assembleia de Sócios – INTERVIAS

INTERVIAS – CONCESSIONÁRIA DA EXPLORAÇÃO DA RODOVIA MT242/493/140 COM...

Carro sobe em calçada após colisão com moto no Nortão; um ferido

O acidente de trânsito envolvendo um Hyundai HB20 branco...
PUBLICIDADE