sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Cresce percentual da população assistida pela atenção básica de saúde em Sinop

PUBLICIDADE

O município encerrou o último quadrimestre do ano passado contabilizando aumento no percentual da população assistida pelas equipes de atenção básica. Entre os meses de setembro a dezembro atingiu 72,85% da população, segundo dados do terceiro relatório detalhado do quadrimestre (RDQ), elaborado pela Secretaria de Saúde em atendimento à lei 141 de 2012.

De acordo com o documento, que se baseia em informações das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Equipes Equivalentes, do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, a cobertura verificada no último quadrimestre do ano apresentou-se como a mais alta quando comparada aos demais quadrimestres de 2016. Ao longo do ano, o indicador apresentou gradativa progressão, saindo de 65% no primeiro quadrimestre do ano, evoluindo a 67.20% no segundo e alcançando os 72,85%entre setembro e dezembro.

O resultado positivo é atribuído a fatores como aumento na carga horária de profissionais médicos (equipes equivalentes) em algumas Unidades Básicas de Saúde caracterizadas como Centros de Saúde. Soma-se ao desempenho a implementação de serviços médicos na Unidade de Saúde Menino Jesus em horário noturno, concluiu o relatório. A meta da Prefeitura de Sinop é alcançar 100% de cobertura.

Em 2017, novas elevações no índice são esperados, baseadas no incremento de profissionais que passam a atender na rede de saúde municipal como, por exemplo, os novos médicos do Programa de Residência Médica. Na quarta-feira (01), 10 novos profissionais começaram a trabalhar em diferentes unidades do município. O Programa conta, ao todo, com 20 profissionais residentes.

Sinop possui 24 Unidades Básicas de Saúde (23 urbanas e 01 rural), 33 Equipes de Atenção Básica, 21 Equipes de Atenção Básica de Saúde Bucal e 462 profissionais na Atenção Básica.

As informações são da assessoria de imprensa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE