quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Casos de dengue aumentam 97% em Cuiabá

PUBLICIDADE

Cuiabá registra aumento de 97% nos casos de dengue. Segundo o boletim semanal de dengue, chikungunya e zika, elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal de Saúde, nas 22 semanas deste ano pesquisadas foram notificados 2.325 casos suspeitos de dengue contra 1.178 no mesmo período em 2016.

O bairro Pedra 90 é o que mais tem contribuído com o aumento das notificações. Foram 956 notificações até o dia 06 de junho. Só a Região Sul da Capital, onde o bairro está inserido, somou 1.127 registros, ou seja, 48% do total de notificações da cidade. A região ainda é composta pelos bairros Voluntários da Pátria (82 notificações), Nova Esperança (43), Jardim Industriário (27) e Tijucal (19).

“A Região do Pedra 90 é muito populosa e onde há gente há lixo, esse lixo que prolifera o mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, a doença. Outra explicação é o grande número de condomínios populares que nasceram pela região. São casas muito próximas. Uma fêmea que tem autonomia de voo de 400 metros é capaz de picar um número maior de pessoas”, analisa a responsável técnica do CIEVS, Moema Silva Blatt.

Na avaliação da técnica, enquanto a população não se conscientizar e manter a higiene das residências, descartando corretamente o lixo doméstico, a dengue irá existir. “Cada cidadão tem que ter ciência de que a falta de responsabilidade com o lixo doméstico impacta duas vezes no Sistema Único de Saúde. Primeiro quando permite a proliferação do mosquito e depois superlotando as unidade de saúde”, define.

Moema lembra que notificação não é o mesmo que incidência, pois quando há o registro as autoridades de saúde suspeitam que o indivíduo está com a doença, mas tratam do paciente porque demora para os resultados dos exames saírem. “Tanto que quando olhamos para as confirmações os dados caem”, diz apontando que dos 2.325 casos notificados apenas 185 foram confirmados este ano.

De acordo com o boletim, a segunda região com maior número de casos de dengue notificados é a Norte. O bairro CPA 3 aparece com 42 notificações, seguido pelo 1º de Março (33), Altos da Serra (37), Dr. Fábio (40) e Três Barras (21). A região Leste é a terceira com 164 casos, tendo o bairro Planalto como o líder em notificações (55), seguido pelo Dom Aquino (43), Carumbé (29), Bela Vista (19) e Areão (18). A região Oeste é a que menos registra casos. São 133 notificações. O bairro Santa Isabel notificou 41 suspeitas de dengue, seguido pelo Cidade Alta (32), Porto (24) e Novo Terceiro (21).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE